RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Festival de Inverno

Prefeitura de Pedro II distribui repelentes para gestantes

Centenas de mulheres grávidas atendidas pelo Programa Bolsa Família foram beneficiadas

Compartilhar

 

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério da Saúde, distribuiu na manhã dessa sexta-feira (7), repelentes para centenas de mulheres grávidas que fazem parte do Programa Bolsa Família no município. A ação aconteceu no Memorial Milton Brandão e faz parte dos planos nacional, estadual e municipal de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, o principal objetivo desta ação é proteger a mãe e o bebê durante o período gestacional. "Esta ação visa contribuir no combate de possíveis casos de microcefalia em nosso município. Sabemos que muitas doenças são transmitidas por meio do mosquito Aedes aegypti, além da dengue, tem a Zika e a chikungunya e temos que nos prevenir principalmente no período da gestação. As doenças transmitidas pelo mosquito aedes, podem provocar sequelas e desenvolver a microcefalia na criança e nossa intenção é proteger tanto a mãe como o bebê", comentou a secretária.

A secretária municipal de Assistência Social, Elissiane Uchôa, destacou a importância deste trabalho junto às gestantes. "Foi um momento onde conversamos com as gestantes e alertamos sobre a importância de prevenir as doenças e a proliferação do mosquito. Todas as orientações foram dadas para que elas possam se proteger ", diz Elissiane.

Durante a ação, também aconteceram palestras educativas que destacaram a importância da preocupação da mãe com cada mês da sua gestação. No momento da entrega dos repelentes, a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Karen Gonçalves, fez questão de explicar o passo a passo para o uso do repelente, sua duração após a aplicação no corpo e os detalhes sobre como prevenir a doença e principalmente a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre as ações preventivas estão evitar água parada, acúmulo de lixo e optar por roupas cobertas e de tons neutros.

Ascom

Mais de Festival de Inverno