RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

18 de maio: dia de proteger a infância e adolescência

SEMAS promove ato público em defesa das crianças e adolescentes

Compartilhar

 Estudantes participam do 18 de maio em praça pública

Na manhã de hoje (18/05) a prefeitura municipal de Pedro II, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu na Praça Domingos Mourão Filho a realização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse evento marca a principal data de mobilização para evitar que crimes à infância e adolescência aconteçam.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Conceição Sousa, a ideia de realizar o evento se reporta à data, pois relembra o brutal assassinato da menina Araceli Cabresa Crespo, em Vitória (ES), que chocou a população em todo o país. No município de Pedro II, o evento é organizado pelo CREAS, com o apoio daS Secretarias Municipais de Educação e Saúde, e órgãos de combate à violência e proteção, como é o caso do Conselho Tutelar de Pedro II e Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVIS).

A programação inclui músicas, apresentações, cordel, público LGBT, expondo a relevância da situação aos alunos das escolas mais conceituadas da cidade, autoridades competentes e a população em geral. Conceição reforça que existe o disque 100, canal de denúncias junto ao governo federal de abusos e violência às crianças e adolescentes, com denúncias anônimas. Existe também o Conselho Tutelar, que é a maneira mais prática e eficiente em nível municipal. Há também o CREAS, que colabora no combate a esses casos na área da Assistência Social, bem como delegacia de polícia, Ministério Público, com os quais há parceria institucional.

Edileuza Brito, secretária municipal de Assistência Social comenta sobre as políticas públicas e atuação dos órgãos relacionadas à área da Criança e do Adolescente; é feita a articulação com as escolas, nas quais é feito o convite e se pede que o tema seja tratado nas escolas, onde houve palestras educativas sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil. Edileuza enfatiza o papel dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do CREAS no intuito de prevenir a negligência e o abuso.

A professora Valéria Pinheiro, da Unidade Escolar João Benício, fala que percebe a importância do evento, pois a maioria da população não conhece o problema e que se faz necessário que seja conhecido, junto com esses movimentos da Assistência Social e a escola têm esse papel, de esclarecimento de profissionais a respeito desse assunto.

Para Wirlane Silva, Coordenadora do Serviço de Atendimento à Mulher vítima de Violência Sexual (SAMVIS), o evento tem grande importância, para que as mulheres possam denunciar em até 72 horas, que muitas pessoas não têm coragem de fazer essa denúncia, por medo, mas que há profissionais da Saúde e Advogados para trabalhar em cima desse abuso, que atinge níveis altíssimos e nem todos sabem como tratar a questão. O ato público na praça é importante para mostrar às escolas que o abuso é um caso sério e é importante mostrar à população que há serviços, que há metas a cumprir para que o abuso não aconteça.

Jaqueline Ferreira Sousa, que é coordenadora pedagógica da Eco-Escola Thomas a Kempis participou com seus alunos da programação, afirma que é importante trazer os jovens, para que compreendam e percebam que existe uma situação de violência que muitas vezes fica camuflada socialmente, mas que sabe que a prevenção  e a conscientização é o melhor meio para prevenção desses casos, até para que as crianças saibam que é possível haver defesa em relação a esses casos. Que o protagonismo dos jovens é que faz a diferença, faz com que se tornem mais atuantes e mais responsáveis também e cuidadosos. É preciso que as pessoas estejam por dentro da situação para evitar.

Verônica Santos, colaboradora da Assistência Social, relata que a situação do abuso sexual da criança e do adolescente deve ser combatida não só no município mas no Estado e no Brasil inteiro. Fala que é importante mobilizar tanto a comunidade, quanto às crianças, quanto os jovens, para saber dos seus direitos, o que são garantidos para ela no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Constituição Federal ou nos próprios órgãos de assistência social, como o CREAS, o CRAS, que garantem a elas direitos e estão aptos a servir todos esses direitos garantidos a elas. Então, para Verônica, é de suma importância erradicar essa violência contra crianças e adolescentes.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Foto: João Paulo Mourão

Fotos relacionadas

Secom

Mais de Geral