RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Festival de Inverno

Realizado 1º Pedal Verde de Pedro II

O evento reuniu desportistas do ciclismo no município

Compartilhar

 

Durante a décima terceira edição do Festival de Inverno de Pedro II, ocorreu o 1º Pedal Verde de Pedro II, reunindo atletas e apaixonados pelo ciclismo. Os participantes adquiriram barracas de camping para utilização no percurso, juntamente com as bicicletas, a fim de realizar o evento e difundir a prática desportiva entre os pedrossegundenses, aliado à prática ambiental.

Os ciclistas saíram da Praça Domingos Mourão Filho, no domingo (29/05), às 7 horas da manhã, com destino ao Sítio Buritizinho dos Sotero, que já é uma atração turística do local. Contou com a participação de guias turísticos e ainda com a participação de equipes de apoio para dar assistência aos participantes, conforme o diretor da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes – ACONTUR Pedro II, Rogério Pereira.

Houve a participação de 25 inscritos, tanto de Pedro II quanto de cidades circunvizinhas; além disso, teve a colaboração do IFPI, da Secretaria da Saúde – que disponibilizou uma ambulância para acompanhar o evento. De acordo com Rogério, a expectativa do evento foi atendida, haja vista a demanda propiciada pelo próprio Festival de Inverno. Ele pondera, inclusive, que novas edições deverão acontecer, em outras datas em curto espaço de tempo.

O Pedal Verde recebeu apoio daprefeitura de Pedro II, através da Secretaria de Turismo, e trata-se de uma novidade de cunho ambiental, social, cultural, esportivo, com guias contando a história da família Sotero do Buritizinho, sobre a história do povo da região. Houve também apoio de comerciantes de Pedro II, que contribuíram ao Pedal Verde. Rogério percebe que há uma adesão muito forte dos pedrossegundenses à prática de esportes, que se relaciona à comunidade.

Para Rogério Pereira, a construção de uma pista de ciclismo na orla do açude Joana representa um incentivo, que tem motivado à prática do ciclismo no município. A prática do exercício: caminhada, corrida, ciclismo, academia, entre outras, tem sido incentivada a partir de iniciativas como essa. Vem se popularizando a prática diária dessa modalidade ciclística, o que pode ser percebido nos grupos que frequentam a estrada, treinando e divulgando o pedal nas comunidades. Rogério estima que na próxima edição, que deverá ocorrer nos próximos meses, o Pedal Verde atraia pelo menos 50 pessoas.

Fonte: Secom Pedro II

Fotos: Rogério Pereira 

Secom

Mais de Festival de Inverno