RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Programa vai cuidar da visão dos pedrossegundenses

Município vai arcar com despesas de transporte, alimentação e equipe de acompanhamento

Compartilhar

 

O município de Pedro II está sendo contemplado com o Programa Olhar Bem, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Essa nova edição irá realizar consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, promovendo mais saúde para as pessoas que não podem arcar com os altos custos desse tratamento em instituição particular.

Nesta sexta-feira (3) a secretária de Saúde, Amanda Andrade, reuniu os pacientes cadastrados para essa primeira etapa para explicar os procedimentos de atendimento na cidade de Piripiri, sede da Regional de Saúde. "Estamos orientando os pacientes, informando quais os documentos necessários e horários de atendimento de cada um. Nós estamos disponibilizando transporte, alimentação e uma equipe de profissionais de saúde para acompanhar os pacientes", disse.

Segundo levantamento preliminar, mais de 60 pacientes fizeram ficha e devem ser encaminhados a Piripiri a partir deste sábado (4). "Os atendimentos serão gradativos. Primeiro serão as consultas e, depois, se for necessário, serão feitas as cirurgias. Os atendimentos serão feitos até quarta-feira, dia 8 de junho", disse a secretária.

Todos os atendimentos serão feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas. 

Segundo a Sesapi, para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde. Em até dois dias, o paciente passa pela consulta e, constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia. Todos os que passam pela cirurgia recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros 

Secom

Mais de Geral