RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Pedro II: Programa Laços de Amor esclarece gestantes sobre direitos na gravidez

Compartilhar

 

Oferecer cuidados especiais e orientar durante a gravidez é fundamental para assegurar os direitos das gestantes e mães de recém-nascidos. Preocupada com isso, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou, nesta terça-feira (2), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II), na Vila Operária, as atividades do Programa Laços de Amor.

A iniciativa disponibiliza apoio às gestantes do município através de atendimento e orientação sobre os direitos sociais específicos da vivência gestacional. Nos encontros, elas também participam de atividades de lazer e integram o programa que disponibilizam enxoval para os bebês.

De acordo com Ydelgardes Sousa, coordenadora do programa, o acompanhamento é feito por uma equipe multiprofissional e inclui a participação de assistentes sociais, pedagogas e equipe de apoio social.

“A chegada de um filho é um momento mágico na vida de qualquer mulher, mas muitas não sabem que têm direitos especiais nesta fase. É por esse motivo que fazemos essa preparação, desde o primeiro mês de gestação até o nono mês. Realizamos encontros mensais de acompanhamento socioeducativo com a promoção de palestras, orientações e oficinas sobre a relação entre mãe e filhos e os direitos das gestantes”, explica.

Para Maria Luíza, mãe de primeira viagem, a ação chega para esclarecer às dúvidas de muitas mulheres que desconhecem seus direitos. “Foi muito bom ter acesso a esse tipo de informação, principalmente em relação aos meus direitos, que muitas vezes não sabemos com vergonha de perguntar. Fiquei satisfeita com o que aprendi nesse primeiro encontro e com certeza virei nos próximos”, diz.

Além das orientações às mães, o programa também reúne os pais para esclarecer sobre os cuidados e proteção dos direitos das futuras mamães.

Ascom

Mais de Geral