RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Ações de combate ao Aedes aegypti diminuem risco de epidemia de dengue em Pedro II

Compartilhar

 

A intensificação das ações de limpeza, conscientização e bloqueio de áreas de risco realizadas pela Prefeitura de Pedro II, por meio da Coordenação de Combate à Endemias, está apresentando resultados positivos no combate ao mosquito Aedes aegypti. De janeiro a maio, o município saiu da condição de grave para médio para risco de proliferação do mosquito.

Segundo o coordenador de Combate à Endemias, Rubens Galvão, um levantamento feito de janeiro a maio, em todos os bairros da zona urbana de Pedro II, detectou 555 criadouros de mosquito; desses, 95% eram focos do Aedes. No mesmo período, foram notificados 120 casos suspeitos de dengue. Foram feitos os exames de sorologia em 35 deles, com diagnóstico de três casos de dengue, dois de zika vírus e seis de chikungunya.

“O resultado do trabalho de combate é medido no período de médio e longo prazo. Com o apoio do Prefeito Alvimar Martins e sua equipe, fizemos um esforço conjugado, criando estratégias de combate, conforme determina o Ministério da Saúde, e conseguimos reduzir para a situação de médio risco. Os agentes de endemias têm um compromisso e uma responsabilidade muito grande nesse trabalho de controle. E esses dados mostram que nosso trabalho está tendo um resultado muito positivo”, diz o coordenador Rubens Galvão.

Apesar da redução significativa dos casos de dengue e de notificações, Rubens Galvão ressalta que é possível avançar ainda mais no combate ao Aedes. Segundo ele, em alguns bairros ainda falta um maior empenho dos moradores na eliminação dos criadouros de mosquito, como entulhos, lixo e pontos de acúmulo de água.

“Hoje, grande parte da população já colabora para prevenção e combate à dengue. Em relação aos que ainda não colaboram, estamos tentando conscientizar de todas as formas e, se for o caso, acionaremos os órgãos competentes para fazer a notificação. São com essas mobilizações e ações direcionadas que estamos tentando controlar a dengue no município”, frisa o coordenador.

As ações do município para o combate à dengue contam com o apoio das equipes do Programa Saúde da Família, Vigilância de Saúde e Epidemiológica, secretarias municipais de Saúde, Assistência Municipal e Educação e Ministério Público.

Ascom

Mais de Geral