RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Jogos Olímpicos Pedrossegundenses 2017 reunirão alunos de Pedro II em grande competição

Alunos de todas as escolas do município participarão desse grandioso evento

Compartilhar

 

Os Jogos Olímpicos Pedrossegundenses – JOPS representam uma dimensão de competições em diversas modalidades esportivas envolvendo a juventude estudantil do município. Este ano de 2017, os JOPS se iniciam na segunda-feira, 13 de novembro, tendo a abertura no Ginásio Poliesportivo Pedro Celestino da Silva (Ginásio próximo à Rodoviária), no bairro Cristo Rei.

Quem falou do assunto foi a Coordenadora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Pedro II, professora Erivânia Santos. “Os JOPS têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral do aluno/atleta, como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.”

Erivânia segue explicando os objetivos desses eventos com relação à formação dos estudantes: “Além disso, devem garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade e acesso à sua prática na escola. Estimular as potencialidades afetivas, motoras e sócio-histórico-culturais dos alunos. Permitir ao aluno, na diversidade das competições a visualização de elementos positivos de valorização para a melhoria da auto superação. Estimular a valorização dos aspectos referente ao sentido de coletividade enquanto oposição ao individualismo. Favorecer o intercâmbio entre estudantes da rede pública municipal com a estadual, privada, filantrópica e profissional do município de Pedro II. Incentivar e favorecer a participação e descoberta de novos talentos esportivos.” 

A professora Erivânia Santos também diz sobre a implantação dessas modalidades esportivas no cotidiano escolar, através da realização dos JOPS: “Os JOPS eles não são novos no município. Nas versões anteriores sempre teve futsal, handebol, vôlei e a parte do atletismo. Neste ano, a gente está inovando acrescentando o basquete, a capoeira e o jiu-jitsu, são as modalidades novas para o ano de 2017.”

Sobre as melhorias nas instalações de alguns ginásios e equipamentos esportivos, Erivânia também comenta a respeito dessa disposição do município em colaborar na realização mais satisfatória dos JOPS: “A gente teve esse cuidado, para estar organizando, reformando, porque as nossas quadras, elas estavam bem deterioradas. Mas, está sendo feito uma ampla reforma que, para os jogos mesmo não vai ser concluído tudo, mas depois do evento ela vai ser totalmente melhorada, a estrutura do Ginásio Pedro Celestino e Monsenhor Lotário.”

Sobre a organização e coordenação dos Jogos Olímpicos Pedrossegundenses – JOPS, a professora Erivânia Santos elenca o que está sendo preparado: “A organização é da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Física. Mas a gente recebeu o apoio imprescindível da Secretaria Municipal de Finanças, que atendeu nosso pedido de fazer a reforma dos Ginásios, prefeito Alvimar Martins, que cooperou com toda a questão da parte de premiação, material esportivo. Então, se não fosse o apoio deles, o evento provavelmente não aconteceria.”

Por fim, Erivânia Santos convida a sociedade, toda a população, e principalmente a comunidade escolar a se fazer participante do evento dos JOPS: “A abertura vai ser no dia 13 de novembro às 16h00 (4h da tarde), no Ginásio Poliesportivo Pedro Celestino da Silva, no bairro Cristo Rei, conhecido como o Ginásio da Rodoviária. Na cerimônia de abertura vai ter as apresentações, danças, as equipes vão fazer seu desfile, vai ter o juramento do atleta e vamos ter também o jogo da APAE, que vai participar do jogo de abertura, e o jogo dos professores, este ano a gente abriu a oportunidade para os professores estarem participando, não só os alunos.”

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral