RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

ESF Irene Matias leva grupo da melhor idade ao mirante do Morro do Gritador

Em uma tarde de vivência, idosos pedrossegundenses receberam orientações e se divertiram

Compartilhar

 

Saúde em todos os sentidos: com essa ideia, a equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF do posto Irene Matias de Pedro II, proporcionou uma tarde de vivência, orientações e lazer no Mirante do Morro do Gritador, localizado na comunidade Serra dos Matões em Pedro II. Com uma proposta inovadora de realizar prevenção em saúde juntamente com a ambientação e interação do Grupo da Melhor Idade atendido junto a um ponto ecoturístico local, o enfermeiro Kario Araújo e sua equipe garantiram um momento de bastante alegria aos idosos.

Sobre a realização dessa atividade em um ambiente externo e diferente aos idosos, a fisioterapeuta Isabel Sousa, que já acompanha esse Grupo da Melhor Idade, coloca que: “É muito importante para poder preparar mente e corpo, a gente sempre está com a intenção de unir os dois. Porque não adianta só trabalhar uma parte! Por isso que é importante trazê-los para cá: porque o primeiro encontro nosso foi em um lugar fechado e teve aquele desenrolar todo; aqui já é diferente, já teve o envolvimento com o ambiente e com a natureza.”

Para os idosos integrantes do Grupo da Melhor Idade, o encontro e a experiência nesse novo ambiente foi fundamental. A idosa Francisca Almeida, por exemplo, diz que: “Foi muito bom, maravilhosa, uma tarde inesquecível! Muito bom mesmo!”. O idoso Olímpio Pereira, por sua vez, diz que: “A gente se sente com muito orgulho, foi muito bom o passeio e a gente espera que venha outro igual a esse ou até melhor!” Francisca também fala, sobre a questão da orientação em Saúde que: “É muito proveitoso, muito bom mesmo.” Olímpio complementa, falando sobre o trabalho da equipe multiprofissional de saúde que: “Foi muito boa a orientação deles, porque a gente tinha dúvidas, aquilo que a gente não entendia e a palestra que ele deu foi muito boa.”

A idosa Raimunda Lopes também gostou e afirmou da relevância e necessidade de um momento assim com os idosos pedrossegundenses: “Foi um prazer e foi uma surpresa! Não pensei que a gente fosse gostar tanto assim e agradecer, pois eu participo desde o início [do Grupo da Melhor Idade]  e sempre participo das atividades.” Ela também incentiva as pessoas a procurarem o serviço de saúde: “É uma atividade maravilhosa, naquele momento a gente esquece toda coisa ruim, a gente fica feliz com si mesmo. E repassar para as outras pessoas que mesmo sem querer elas conseguem!”

A técnica em Enfermagem do ESF Irene Matias, Socorrinha Mendes, entende que o evento conseguiu proporcionar uma experiência diferente ao Grupo da Melhor Idade do ESF Irene Matias e que faz bem para a Saúde como um todo: “O Kario entrou e deu continuidade a esse trabalho que traz grandes alegrias a esse grupo das pessoas da Terceira Idade e esse tipo de atividade aumenta a autoestima deles, sem falar nos trabalhos na área da Saúde, que a gente desenvolve o teste de glicemia, o controle da pressão arterial (PA), do peso e também as atividades lúdicas que a gente faz com eles, atividade física, de fisioterapia, a gente sempre traz um profissional do NASF para dar palestra. Então a gente tenta inserir em todas as atividades.”

O enfermeiro Kario Araújo, organizador do evento e responsável pela ESF Irene Matias, explica sobre essa ação que: “Hoje nos encontramos em nosso 6º (sexto) encontro e nisso já foi prometido a eles algum passeio, alguma atividade diferente. Porque sempre estávamos trazendo alguns profissionais do NASF, além de todas as outras atividades realizadas. Mas hoje foi feito uma atividade diferente: foi feito um passeio no Morro do Gritador, no qual tivemos a oportunidade de palestra, de mais uma vez com profissional do NASF que está nos acompanhando para fazer um alongamento, uma atividade interessante com os idosos. Além disso, a dança! Sempre todo encontro que a gente realiza nesse grupo de idosos eles sempre dançam, sempre muito animados e é bom ter criado esse vínculo.”

Sobre a Estratégia Saúde da Família e sua atuação, Kario Araújo é enfático ao dizer que: “Isso é o papel de uma Estratégia Saúde da Família: é prevenir doenças e promover a saúde desses idosos, seja pela dança, seja por todas as medidas, de glicemia, pressão arterial, que faz o controle desses pacientes. (...) Para eles essa viagem foi uma novidade, para muitos que nunca tinham visitado esse ponto turístico de Pedro II que é o Gritador. Tudo foi novidade, a gente vê no rosto deles a alegria, a harmonia, a troca de experiências e também a fortificação dos vínculos: tanto com eles mesmos idosos quanto com nossa equipe.”

Na ocasião houve palestra com o médico Dr. João Carvalho Gonçalves sobre neurologia e Saúde na Terceira Idade, que orientou sobre Alzheimer, depressão, prevenção de doenças, entre outros pontos. Também houve a orientação sobre alongamento e ginástica, com a fisioterapeuta Isabel Sousa, seguida da dança e após com o momento do lanche em grupo.

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral