Secretaria de Meio Ambiente de Pedro II iniciará revitalização do Rio Corrente

A medida também incorpora medidas ecológicas aos Parques Pirapora e Bananeira

O Parque Pirapora e o Bananeira são locais de preservação ambiental e de interesse ecoturístico situados na zona urbana de Pedro II, sendo de notável importância ao município, tanto pelo caráter de representarem fontes aquíferas, ou seja, de olhos d’água, quanto como atrativos de visitação e passeios turísticos. Essas áreas recebem e continuarão a receber intervenções por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente de Pedro II – SEMAPE, no intuito de se preservar e proteger o patrimônio ambiental neles disponível.

O secretário João Batista Martins Júnior comentou sobre o assunto, apontando os apoios recebidos: “Nós temos um grande projeto que é o da revitalização do Rio Corrente, que é um projeto macro, um projeto grande, que também o nosso prefeito se comprometeu em dar esse projeto e a SEMAR estadual veio aqui in loco [no local] e na pessoa da Dra. Cláudia Tavares da Silva, que é Diretora de Parques e Florestas da SEMAR, e do Dr. Romildo Mafra, que é Superintendente de Recursos Hídricos da SEMAR.”

A respeito do andamento do projeto, o secretário João Batista Martins Júnior explicita os pormenores: “Então, foram feitos 2(dois) diagnósticos socioambiental: tanto do Pirapora, quanto também das nascentes do Rio Corrente. Então está pronto esse diagnóstico, o que faltou a gente leva toda a documentação que é o Plano Diretor do Município e como também o decreto municipal que deixa o Pirapora como uma Área de Preservação do próprio município, ainda na gestão do Dr. Walmir Café, e eu ontem [dia 20/12/17] deixei as últimas documentações em Teresina, para a Dra. Cláudia Tavares.”

E prossegue falando em relação ao montante de recursos a serem investidos: “Então, o que falta agora? Falta a gente do município contratar a empresa, que já estão feitas as primeiras conversas, já conversamos, vai ser um projeto em torno de R$ 8 a R$ 10 mil. O município vai se encarregar de pagar esse projeto, para nós fazermos o que precisa ser feito: sem demagogia, sem propaganda, o projeto do Rio Corrente. Aí sim, a coisa está feita! E a SEMAR sinalizou que tem esse recurso e pode alocar para esse grande projeto, que é um projeto macro, uma coisa que vai fazer andar a questão ambiental.”

Por fim, Júnior expõe como deverá ser feito o procedimento e suas características principais: “E para isso já estamos lutando com pequenos projetos. Em um projeto grande desses, existem várias etapas. Uma das etapas é fazer o cercamento do Pirapora e também fazer um espaço de visitação, tanto do Pirapora, como do Bananeira. Como são áreas urbanas, visitação controlada, para não ter um impacto ambiental nessas nascentes. E também promover uma área destinada para as lavadeiras que também lavam lá dentro, para que seja uma lavanderia bem organizada, isso com o apoio da SEMAR e também da própria CODEVASF, também, que pode entrar nesse projeto e trazer a resolução desses problemas que são pontuais, que é o lixo no Pirapora, no Bananeira, e o lixo que cai no Rio Corrente.”

SEMCOM - PEDRO II