RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Seminário de Boas Práticas de Alfabetização ocorreu em Pedro II

Evento promovido pela equipe do PNAIC realizou uma mostra de experiências

Compartilhar

 

Na manhã do último dia 14/11 (terça), aconteceu o Seminário de Boas Práticas de Alfabetização, com o lema “Trabalhando por um ensino de qualidade”, elaborado pela equipe de coordenação do ciclo de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, da secretaria municipal de Educação de Pedro II e realizado no Auditório do IFPI Campus de Pedro II – PI.

A intenção do seminário é a de promover a cooperação e apoiar os professores alfabetizadores vinculados à rede municipal de ensino para que estes assegurem o acompanhamento da gestão e avaliem a aprendizagem dos estudantes de Pedro II. Nessa oportunidade, foram discutidas as metas a serem alcançadas e os resultados da alfabetização no município.

No primeiro momento houve uma Apresentação Cultural da aluna Geovana Oliveira Medeiros do 5º ano da Escola Municipal da Lagoa do Sucuruju.

No 1º painel, foram apresentados os Resultados da prova da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA de 2016, pela secretária municipal de Educação Kelcylene de Oliveira Ribeiro, a qual apresentou por meio de gráfico comparativo os índices geral e nas áreas de linguagens e matemática no país, na região nordeste, no Estado e no município. Logo após houve a Apresentação Cultural da peça Chapeuzinho Vermelho com alunos do 1º ano da Escola Municipal José Teixeira Santos, sob orientação da professora Francisca Maria de Sousa.

No 2º painel, delineou-se a Apresentação do PNAIC 2017/2018, com a professora e coordenadora do PNAIC em Pedro II, Gardênia Barroso. Na sequência, a primeira palestra da manhã, com o tema Projeto de Intervenção Pedagógica, ministrada pela professora especialista Geraldina Oliveira que é formadora local do PNAIC, abordando o direito a ler e a escrever na idade certa.

No 3º painel, houve em primeiro momento a Socialização de vivência de Leitura, com a apresentação da Escola Municipal Expedito Pinheiro dos Santos, através da professora Neuraci Costa dos Santos. Então, houve a segunda palestra, com o tema Educar, um ofício de saberes, pelo pesquisador Fábio Correa Lima Barroso, pesquisador PIBIC/CNPq; - NUPEFORDEPE/UFPI. Na continuidade, a terceira palestra com as Avaliações das Ações do PNAIC em Pedro II, ministrada pela professora especialista Socorro Alves que também é formadora local do PNAIC, abordando pontos negativos e positivos e as perspectivas desenvolvidas nas escolas do município.

Por fim, teve ainda o Relato de experiência: trabalho com sequência didática em sala do ano 1 na Escola Municipal Manoel Cunha, com a professora Maria da Conceição Alves da Silva, que é professora alfabetizadora. Também foi decidido quem participará da nova equipe PNAIC, composta pelas professoras Erineide Uchôa Sousa, Maria do Carmo Oliveira, Lucimeire Leite, Lia Raquel Lopes Gomes, Antônia Ivone de Oliveira e Genary Barroso Viana, que agirão em atuação com a equipe veterana, composta pelas professoras formadoras Gardênia Barroso, Geraldina Oliveira, Gildete Mendes, Fabiana Brandão e Socorro Alves.

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral