Página Inicial | Fale Conosco | Telefones
    Siga e curta nas redes Sociais
 (86) 99850-3761
 ouvidoria@pedroii.pi.gov.br
POSTADA EM: 28/12/2017 às 01h45    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Programa Pedro II Mais Verde fará entrega de mudas à população de Pedro II
Secretaria Municipal de Meio Ambiente terá ponto de cadastro e entrega aos cidadãos

O Programa Pedro II Mais Verde visa, entre outras frentes, estimular à população na preservação da área verde vegetal municipal, sendo que no início deste ano de 2018, realizará entrega de mudas de árvores frutíferas e nativas aos cidadãos pedrossegundenses que as requeiram junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dentro das disponibilidades do órgão, além da distribuição junto às escolas e zona rural.

Falando com o secretário municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, o mesmo nos apresentou essa proposta de estimulação da preservação ambiental junto à população, com essa medida que já era pedida pela própria população: “Desde o início do ano passado, provavelmente maio do ano passado, quando nós assumimos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comunicamos à SEMAR e solicitamos ao Programa Piauí Mais Verde a aquisição de mudas de Ipê. E demos início nisto já plantando essas mudas ali na Avenida José Lourenço Mourão, as mudas já estão grandes, apesar de ter sido uma época de transição, término de inverno para o início do verão, mas ainda escaparam umas 30 a 40 mudas, agora com o início do inverno vão melhorar mais ainda.”

O secretário pede a participação do povo, da população em geral, para que ajude a tornar o município de Pedro II mais verde e mais arborizado, quer na zona urbana, quer na zona rural: “Mas vamos dar continuidade, vamos terminar ali aquele canteiro da Avenida José Lourenço Mourão, como também vamos fazer um Projeto junto às escolas municipais, com até já teve um início no colégio Monsenhor Lotário Webber, levamos lá mudas de Ipê e vamos fechar o município de Pedro II tanto na zona urbana como na zona rural com o plantio de Ipê. Agora o que é o importante: além dos colégios vão ter as praças; então é importante que as pessoas comecem a zelar por essas mudas, combater o vandalismo. Porque às vezes a gente planta uma muda de 40 ou 50 centímetros e no outro dia os vândalos chegam e quebram.”

Ele também ressalta a importância da cobertura verde para o ciclo das chuvas no município: “Então é importante a população também, nos dias de escassez de chuva elas também regarem essas plantas. Porque será uma parceria do município com a população. Uma outra coisa que a gente vê é que está se iniciando o inverno, muitos agricultores – e esse é um recado que eu mando aos agricultores de Pedro II – que no momento em que eles vão plantar suas roças eles também deem atenção às plantas nativas, ou seja, as plantas da região. Dê preferência a não cortar aquelas plantas mais importantes, porque isso vai causar uma degradação ambiental, vai gerar mais ainda a escassez de chuvas.”

João Batista Martins Júnior também frisa a necessidade de plantação equilibrada da roça, com gêneros alimentícios e plantas comestíveis: “Como vai iniciar o inverno, todo mundo vai plantar milho, feijão, macaxeira, mandioca, é importante também aproveitar o começo do inverno e comece a plantar mudas de caju, mudas de manga, mudas de Ipê, goiaba, laranja, ... para quê? Para que possa, além da alimentação dos seus filhos, dos agricultores, vai ter uma arborização. Então eu peço aqui encarecidamente a todas as pessoas do interior.”

Ele pede o apoio dos meios de comunicação na divulgação dessas informações ambientais: “É importante que essa entrevista se veicule nos meios de comunicação, Cruzeiro, Imperial, Matões, que pegam na zona rural, que por exemplo: às vezes a gente chega no interior e a pessoa constrói uma casa. Mas a pessoa não faz 2 ou 3 canteiros na sua porta para plantar uma árvore. Então passa gente que mora 10 anos numa casa que você chega no mês de agosto, setembro, outubro, e está um sol escaldante na porta porque a pessoa não plantou. Porque não plantou ali um pé de oiti, um pé de Ipê, um pé de manga, um pé de umbu, um pé de seriguela, ... E aí além da proteção da casa, também tem um alimento para os seus animais e para os próprios seres humanos.”

O secretário Júnior também explica e pede o apoio do povo ao Programa Pedro II Mais Verde: “Então eu solicito aqui que as pessoas procurem, nós vamos fazer um cadastro, aqui agora no início de janeiro, procure aqui a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que nós vamos começar a dar essas mudas, a doar essas mudas. Pessoal do interior, principalmente, para que eles possam aproveitar o inverno e aguar essas plantas e para quando for no final do inverno e quando for no final do inverno já estão frondosas e no próximo ano já dê sombra e dê fruto. Então nós estamos implantando um Programa chamado Pedro II Mais Verde. Já implantamos no início do ano passado. Nós vamos dar continuidade com esse programa agora com a aquisição de mudas.”

Ele destaca ainda a preocupação da administração pública municipal com a preservação ambiental junto ao homem do campo: “É só a pessoa procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica aqui perto da prefeitura, ao lado da Secretaria de Infraestrutura, e botar o seu nome que nós vamos conseguir as mudas para essa pessoa. A pessoa quer 3 mudas de caju, nós vamos conseguir; a pessoa quer 3 mudas de Ipê, vamos conseguir; quer muda de manga, de oiti, ... é uma forma de a gente aproveitar o inverno e é interesse da nossa gestão, do prefeito Alvimar Martins, é de que o inverno sirva também para as pessoas não só brocarem as suas áreas, para a suas roças, mas também se ele brocou uma roça de 2 hectares, de 2 linhas, de 1 linha, ou um quintal, que ele também plante uma planta para repor a natureza o que ele tirou.”

Em conclusão, ele expõe como proceder para participar e colaborar com o Programa: “Então a gente faz esse apelo, principalmente ao homem do campo, para que procure a gente aqui, fale aqui com os funcionários da secretaria, tem a Conceição, tem o Amadeu, tem o Pedro, tem eu nos dias que eu estiver diretamente por aqui, eu vou fazer aqui um cadastro para as pessoas se cadastrarem. E com 8(oito) dias a gente vai entrar em contato com essas pessoas para distribuir essas mudas.”

 



COMENTÁRIOS
 
.:: Mais Notícias sobre Geral
18/01/2018 Pacientes que viajarão a áreas de risco devem vacinar contra Febre Amarela
18/01/2018 Janeiro Roxo em Pedro II: capacitação sobre a Hanseníase qualifica profissionais de Saúde
17/01/2018 Praça da Juventude tem serviço retomado novamente


  • ENQUETE
  • AGENDA

Que área dentro do Empreendedorismo você acredita que seria interessante haver uma programação de evento no município de Pedro II?

 Empreendedorismo Rural 58%

 Empreendedorismo Artesanal 13%

 Empreendedorismo Social 9%

 Empreendedorismo Tecnológico 4%

 Empreendedorismo Comercial 15%


nenhum registro encontrado!




  •  (86) 99850-3761  
  •  ouvidoria@pedroii.pi.gov.br   

© Copyright 2003/2018, Prefeitura Municipal de Pedro II - PI - Todos os direitos reservados.