Agente de Desenvolvimento Municipal avalia ano de 2017 para o mercado em Pedro II

Sala do Empreendedor no Mercado do Artesão registrou avanços significativos ao comércio

O Agente de Desenvolvimento Municipal Paulo Víctor Sousa declara que “A Sala do Empreendedor, nesse ano de 2017, ela está mais ativa, mais parceira dos órgãos, tanto do município quanto dos órgãos estaduais, e do SEBRAE, que é o nosso principal parceiro.”

Paulo Víctor apresenta as melhorias em parceria com a secretaria de Comércio para essa área no município: “Com relação ao que a gente planejou e fez parceria com a secretaria de Comércio, foi a mudança da feira de confecções e bijuterias aqui no Centro da cidade. Houve uma padronização das barracas por tamanho e a liberação de uma parte do trânsito na rua, onde a rua estava praticamente morta. Os comerciantes que têm comércio desse outro lado da rua gostaram desse serviço; tão tal que até já estão abrindo lanchonetes, outros estão abrindo lojas de tecidos nesse ponto que estava fechado nesses dois últimos anos.”

O Agente de Desenvolvimento Paulo Víctor examina também os eventos realizados pela Sala do Empreendedor: “Outras ações aqui da Sala do Empreendedor foi a parceria com o SEBRAE onde no mês de março a gente realizou 3 oficinas, no mês de junho a gente fez mais 3 oficinas, e agora em novembro teve um curso de marketing. Fora as outras consultorias que vieram os outros agentes de orientações que estiveram em Pedro II, andando nos comércios visitando esse pessoal e dando dicas e orientações.”

E destaca ações empreendidas junto ao empresariado em 2017: “Outra ação da Sala do Empreeendedor em 2017 foi a formalização de em torno de 90 MEI [Micro Empreendimentos Individuais] no município de Pedro II, 90 pessoas que estavam na informalidade e procuraram a gente para se formalizar, para ter o seu mercado seguro. Essa forma do MEI é uma lei totalmente diferente, ela não altera com essa lei que está tendo projeto no Senado e continua o MEI com as suas vantagens: desses 15 anos de contribuição para sua aposentadoria e tendo total acesso ao INSS, no caso de pensão por morte, por acidente e se for mulher no caso do auxílio gravidez.”

As questões de legalização e de inserção dos empreendedores e empresários através dos serviços da Sala do Empreendedor também foram descritos: “E outro serviço que a gente realizou na Sala: foi a geração de boletos, as atualizações e as declarações que com isso gira em torno de 1000 atendimentos esse ano aqui na Sala do Empreendedor esse ano de 2017. E o município de Pedro II, através da Sala do Empreendedor atingiu todas as metas SEBRAE 2017. Em compras públicas, 100%; em rede Simples, 100%; e em Sala do Empreendedor em 100%.”

Ele explica em detalhes o que foram esses serviços: “O que seriam essas compras públicas: são as compras dos pequenos produtores, na merenda escolar, a compra no pequeno negócio. Essas redes Simples: é o fato do contribuinte estar tendo retorno, ele está pagando sua DAS [Documento de Arrecadação do Simples Nacional], ele está contribuindo para o município, para o Estado e para o Brasil. E a Sala do Empreendedor 100% foi todo o serviço chegado à Sala do Empreendedor, que todo serviço que chegou aqui foi atendido.”

Paulo descreve os eventos que contaram com a participação direta do município de Pedro II nesse ano, colaborando com sua expansão no cenário estadual e nacional: “E eu como Agente de Desenvolvimento vou destacar também os eventos que participei nesse ano de 2017. O primeiro evento que pude participar foi o Congresso das Cidades do Piauí 2017 em Teresina, que se realizou em março; outro evento foi o 4º Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável, foi em abril em Brasília; e teve o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento do Piauí, que foi em junho em Teresina; e agora por último em 1º de dezembro teve o Encontro Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais em Parnaíba. Em todos esses encontros a gente busca fortalecer o município, a rede de contatos do município, com outros municípios da região e outros municípios fora do Estado.”

Paulo Víctor finaliza afirmando o crescimento auferido pelo município de Pedro II ao longo do período: “Com isso o município de Pedro II ganha notoriedade e fica – por ser um município muito famoso por causa da rede, da opala, do Festival de Inverno – , a gente vai levando outros casos de sucesso que a gente tem aqui, que tem o Artesanato, que tem o pessoal da Agricultura Familiar, e os Pequenos Empresários que estão gerando sucesso ao município e a gente está divulgando esse público ao Piauí afora.”

(Reportagem Especial em memória do nosso colega e amigo secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, José Rodrigues, pelos relevantes e importantes serviços prestados ao município de Pedro II.)

SEMCOM - PEDRO II