Educação Municipal faz síntese das ações promovidas em 2017

Ampliação do quantitativo e qualitativo de novos alunos foi ponto marcante

A secretária municipal de Educação de Pedro II, Kelcylene de Oliveira Ribeiro, já em meio aos trabalhos do Conselho Escolar, nos reportou sobre as principais ações promovidas pela área educacional do município em 2017.

“Nós iniciamos as nossas atividades aqui na secretaria municipal de Educação no mês de janeiro de 2017, e logo de início a gente se empenhou na campanha da matrícula, onde a gente fez campanha nas rádios, nas redes sociais, em carros de som, então, tudo com o intuito de aumentar a quantidade de alunos, o número de alunos matriculados na rede municipal de ensino e essa ação ela foi analisada como positiva porque há vários anos o número de alunos da rede municipal só diminuía, a cada ano só caía a quantidade de alunos matriculados, e aí no ano de 2017 nós conseguimos aumentar em mais de 300 o número de alunos da nossa rede. Então, a gente viu que a campanha surtiu efeito e vimos também que isso vem mostrar que a população tem voltado a acreditar no ensino público da rede municipal.”

“No finalzinho de janeiro, nós realizamos a nossa Semana Pedagógica, onde a gente fez um curso de formação continuada para mais de 400 professores em todas as áreas: na área de Linguagens, Matemáticas, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Educação Infantil, Séries Iniciais, Gestores e Coordenadores Escolares, então foi uma semana pedagógica muito proveitosa onde nós conseguimos também envolver grande parte dos professores da rede municipal.”

“No mês de maio a secretaria também participou do Festival de Inverno, com o Espaço Criança, que aconteceu na Praça do Cruzeiro [Praça Padre Raimundo José Vieira]. Nossos alunos do Ensino Fundamental menor e da Educação Infantil participaram, apresentando peças teatrais, coreografias de músicas, tinham vários espaços com cultura, com desenhos, com jogos, com pintura, então foi um evento bastante proveitoso.”

“Realizamos também a festa junina, onde pela primeira vez as escolas municipais puderam participar do arraial da cidade, onde nossas crianças deram show no arraial junino. No mês de agosto participamos do Aniversário da Cidade, onde cada escola da zona urbana montou um estande com uma temática voltada para Pedro II; então, nós fizemos exposições no campo da cultura, da religiosidade, do esporte, da literatura, então cada escola homenageou Pedro II nesse estande e também participamos com várias apresentações teatrais na Praça da Matriz [Praça Domingos Mourão Filho].”

“Em setembro foi o momento em que desenvolvemos o 7 de setembro, onde as escolas contaram a história do descobrimento do Brasil desde o tempo dos portugueses aqui até os dias atuais. Então foi um momento muito bonito, um evento muito bonito, onde nós pudemos apreciar a participação dos nossos alunos da rede municipal de ensino, envolvemos aí mais de 2000 alunos nesse trabalho e também foi um trabalho bastante positivo.”

“Fizemos também, realizamos também os Jogos Olímpicos Pedrossegundenses [JOPS] no mês de novembro, também foi um evento muito bonito, muito participativo. Os alunos se inscreveram, participaram de várias modalidades, tivemos três novas modalidades que não existiam em anos anteriores, tivemos uma participação muito grande do público que prestigiou os nossos jogos, prestigiou a participação dos nossos alunos. Então, foi uma semana muito intensa, muito bonita e muito proveitosa.”

“E eu também não posso deixar de falar do trabalho que nós fizemos em prol da Prova Brasil. Que a Prova Brasil é um dos instrumentos que o INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], para aferir o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] das escolas, uma nota que é dada para a escola, o IDEB é que vai dizer como é que anda o ensino das escolas públicas. Então nós fizemos todo um trabalho, que foi desde o mês de abril até o mês de outubro, mês em que foi realizada a Prova Brasil nas nossas escolas.”

“Então: fizemos formação com diretores e coordenadores, fizemos formação com professores de Língua Portuguesa e Matemática, fizemos formação com os profissionais que trabalham com o Programa Novo Mais Educação, com o reforço escolar dos alunos, fizemos palestras com os próprios alunos para que eles pudessem entender: entender a importância da Prova Brasil, de eles participarem bem, fizemos vários simulados elaborados pela secretaria e aplicados pela secretaria de Educação, fizemos vários ‘Aulões’ – onde juntamos mais de 500 alunos do 5º ano e mais de 300 alunos do 9º ano de toda a rede municipal, tanto da cidade quanto do interior – então foi um trabalho bastante intenso mas que com certeza vai ter um grande resultado.”

(fotos: V Jogos Olímpicos Pedrossegundenses 2017 por: Ednardo Pinto).

SEMCOM - PEDRO II