Projeto Educação Sustentável é pautado nas escolas municipais

A SEMAG participa diretamente na realização desse projeto

A agrônoma Karilene Oliveira, integrante da secretaria municipal de Agricultura – SEMAG de Pedro II, comenta sobre os projetos desenvolvidos junto à secretaria nesse período de 2017: “Eu e Bruno, meu colega agrônomo também, fizemos o acompanhamento do projeto Educação Sustentável em duas escolas do município, através de palestras, capacitação das equipes das escolas e orientando os funcionários e alunos sobre como cultivar uma horta na escola.”

A agrônoma explica em que consiste o projeto, em linhas gerais: “Fizemos o acompanhamento desde a construção dos canteiros, preparando o solo, produção de mudas, o transplante das mudas e a colheita. É um projeto muito interessante, voltado para a sustentabilidade, onde ganham a escola, os alunos e principalmente o meio ambiente, pois assim estamos colaborando para a conservação do mesmo.”

Karilene destaca, entre os interesses dos estudantes, dos professores e diretores envolvidos no projeto, a receptividade que eles tiveram com o mesmo: “Eles ficaram muito interessados, eles ajudaram desde o início, participaram, até conversando com as diretoras; elas falaram que eles melhoraram assim o desempenho deles na sala de aula, porque eles se preocuparam o tempo todo em irrigar, em cuidar, então foi proveitoso demais para eles.”

Indagada sobre a continuidade do projeto em 2018, a agrônoma Karilene anuncia que: “Vamos falar com a secretaria de Educação para propor uma parceria, porque esse projeto dessas duas escolas ele já existia e nós só fomos executar, fomos convidados eu e o Bruno para executar esse projeto. Mas certamente se houver uma parceria com a secretaria de Educação nós iremos levar esse projeto para as outras escolas.”

SEMCOM - PEDRO II