Secretaria municipal de Turismo elenca principais ações da pasta

A SEMTUR realizou grandes eventos em 2017 e já planeja 2018

A secretaria municipal de Turismo de Pedro II – SEMTUR, teve em seu calendário uma série de atividades desenvolvidas no ano de 2017. O papel de ser a principal catalisadora e incentivadora de eventos que atraiam públicos ao município motivou a equipe a empreender algumas iniciativas, que movimentam o cenário local.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Rejanete Campelo, foi um ano produtivo e que contou com a realização de eventos, como o Festival de Inverno, evento que é o carro-chefe da programação turística, no aspecto nacional e regional, tendo o maior índice de público e diversificação desde o início das primeiras edições do evento.

(foto: Tito Ferreira)

E também inovando ao trazer a ideia concretizada do quadrilátero cultural - abrangendo o perímetro das principais praças em que houve a programação cultural e ecoturística: Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz), Praça Padre Raimundo José Vieira (Praça do Cruzeiro), Praça Deputado Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle) e Praça Deputado Milton Brandão (Praça do Recanto).

(foto: Tito Ferreira)

Também houve inovação ao se trazer ao município o espetáculo teatral premiado “As Malditas”, juntamente com a Caravana do Humor - com comediantes que foram bem prestigiados pelo público pedrossegundense, ação viabilizada junto com a Cultura, revelando um potencial a ser explorado pelo município nesse segmento de Turismo Cultural.

(foto: Ednardo Pinto)

Outro evento que marcou a cena pedrossegundense no segundo semestre foi o Pedro II Sustentável (P2 Sustentável), evento esse com o objetivo de discutir e planejar uma Pedro II mais sustentável – com melhor estruturação à cidade, podendo assim incrementar o turismo municipal, trocando ideias, planejando a cidade.

Com o objetivo principal de pensar Pedro II, através da vinda de renomados arquitetos, urbanistas e artistas, a fim de trabalhar novos projetos, de correção de erros da contemporaneidade, voltados ao equilíbrio natural em relação à nossa temperatura, que sempre foi  agradável, o clima gostoso; a preservação de nascentes que correm risco de desaparecer por falta de planejamento sustentável. Enfim, de se pensar as políticas sustentáveis para que não tenhamos sofrimentos maiores futuramente e preservemos a característica de “suíça piauiense”. De acordo com o palestrante Benedito Abbud, se desejarmos continuar potencializando essa vocação turística de Pedro II, temos todos que pensar em como produzir e valorizar a paisagem favorável ao turista, ao visitante e à própria população.

(foto: Ednardo Pinto)

Em 2018, a secretaria municipal de Turismo tem a intenção de continuar cada vez mais fomentando o turismo, no sentido de planejar, envolver e cativar as pessoas da região de Pedro II para projetar circuitos e tendo em vista a montagem do trade turístico – que é a grande meta a desenvolver. Para isso, há ações em mente para serem executadas: caso do Plano Municipal de Turismo (a secretária Rejanete Campelo acrescenta que estará junto com a equipe e colaboradores tentando viabilizar junto aos órgãos responsáveis o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - PDITS de Pedro II) e do Fundo Municipal de Turismo, além de parcerias como o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR Pedro II e a classe de empreendedores, comerciantes e empresariado local interessados em alavancar e dar propulsão a atividades no setor, além de toda a população em geral.

Por fim, a secretária sinaliza que nos 15 anos do Festival de Inverno de Pedro II, tudo está sendo planejado com grande entusiasmo e carinho pela SEMTUR e prefeitura municipal, para atrair um ótimo público, que possa ajudar no incremento da economia e desenvolvimento local.

SEMCOM - PEDRO II