RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Janeiro Branco: Saúde Mental e Emocional em discussão e reflexão

Psicólogo do NASF explica como é e quando acontece a ação em Pedro II

Compartilhar

 

O psicólogo Jorge Fernando Carvalho, falando do significado e de tudo que o Janeiro Branco carrega consigo, dá uma luz no entendimento dessa questão tão pulsante na sociedade: “A gente tem o Janeiro Branco como um movimento recente. Acho que ele vem para conscientizar a população sobre a importância da gente vir andando ao longo do tempo com a questão da Saúde Mental. O ser humano, por cultura a gente tem essa questão de querer cuidar da Saúde da gente só quando é uma questão física.”

Ele, Jorge, segue complementando sobre a ocasião propícia para tratar do assunto Saúde Emocional e Mental: “O que a gente tem visto e acompanhado são indicadores de Saúde que mostram que a população tem adoecido nessa questão da Saúde Mental. A gente tem acompanhado inúmeros transtornos que mostram essa questão alarmante. Acho que ele vem para suprir essa falta que a gente tinha; você que acompanha essa questão de Saúde vê que todo mês a gente tem um tema que é dado um enfoque, uma ênfase, e ele vem exatamente para chamar a atenção da população sobre essa questão, para a gente trabalhar, se cuidar e estar procurando o cuidado [em Saúde].”

A população tem entendido a mensagem, tem contribuído, dialogando, debatendo, levando isso para as conversas em casa mesmo e em Pedro II vamos ter dois eventos superimportantes que irão acontecer no final do mês alusivos a essa questão do Janeiro Branco:

“Isso! E só complementando, essa questão de a gente estar fazendo essas ações e a população estar se interessando. É porque realmente a gente viu, para quem iniciou um trabalho aqui em 2017, que quando a gente ia falar sobre esse tema a população se interessava e começavam a surgir casos e gente que ou estava passando por aquela situação ou conhecia alguém, por quê? Porque eu vejo às vezes essa vergonha de procurar um profissional de psicologia ou médico psiquiatra, enfim; para cuidar dessa questão de Saúde Mental, existe muito isso, um tabu às vezes.”

Acerca da demanda reprimida, o psicólogo Jorge Fernando salienta que ela está sendo coberta com atendimentos crescentes nos órgãos de Saúde do setor: “Então, a demanda havia, como te falei no início: existem os indicadores, mas não tinha era uma preocupação da população para esse cuidado! Que acabavam não procurando os profissionais ou os serviços que a gente disponibiliza: o NASF [Núcleo de Atenção à Saúde da Família] o CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] uma rede toda que temos mas que às vezes as pessoas não procuravam!”

Ele segue apontando os serviços disponíveis e atuantes junto à  população: “Então isso realmente surgiu com essa necessidade de trabalhar e mobilizar e sobre os eventos que a gente tem planejado, além de ações territoriais que a gente vem divulgando, vocês [da mídia] vêm divulgando, nos PSFs [Postos de Saúde da Família] aí, vamos ter, para saber que a gente vai fechar e trabalhar isso o ano todo, pelo NASF, pelo CAPS, pela Saúde aqui de Pedro II, mas a gente vai ter dois eventos: vamos utilizar o público da Academia de Saúde e a população que quiser participar.”

Além disso, Jorge reforça a necessidade de se aproveitar os espaços das Academias de Saúde: “Por quê? Por que a gente acha importante fazer essas ações nas duas academias? Porque é um momento de se chamar a atenção, aproveitar aquelas atividades que já ocorrem lá nas praças e também achamos que devem ser mais aberto ao público, para o público participar. Então vai ser dia 31 à tarde a partir das 4 horas, Academia de Saúde do Cruzeiro e Academia de Saúde Vila Kolping (Vila Operária), onde vai haver profissionais tanto de Educação Física, Fisioterapia, Psicólogos, aonde vai ter tanto o momento de atividades físicas quanto de haver o momento de discutir sobre Saúde Mental, onde vão entrar os Psicólogos, enfim.”

Em suma, Jorge Fernando conceitua o que vem a ser a grande sacada do evento e da campanha: “Eu finalizo dizendo que hoje e dia, a gente que trabalha com Saúde, que é um tema bem abrangente – é o bem-estar psicológico, físico e social, é mais ou menos essa trinca – enfim, que faz com que o ser humano possa dizer que tem uma boa saúde.”

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral