I Jornada Pedagógica da SEMED Pedro II marca início do Ano Letivo

Reunião contou com participação de professores da rede municipal

O Ano Letivo 2018 começou com toda força no município de Pedro II: após o período da realização de matrículas escolares, acontece ao longo desta semana a I Jornada Pedagógica da SEMED de Pedro II, reunindo, preparando e planejando o período anual de atuação do sistema escolar municipal.

Na tarde-noite dessa terça-feira (30), houve a Abertura Oficial do Ano Letivo, realizada no Laguna Clube de Pedro II. A partir das 17h, houve show com música ao vivo, voz e violão, com o professor e artista Marcos Aurélio, da Escola Municipal Milton Brandão.

Por volta das 18 horas deu-se o cerimonial, conduzido pelo comunicador Eudes Martins, composição da mesa de honra, com os secretários - secretária municipal de Educação, Prof.ª Kelcylene de Oliveira Ribeiro, secretário municipal de Administração, José Marques Viana Neto, secretário de Comunicação Social, Eugênio Cavalcante, vereador Carlinhos, diretor pedagógico Joel Rodrigues, diretora de Educação Especial Francisca Camilo, dentre outras autoridades da educação municipal - seguida de Apresentação das Ações SEMED de 2017 e Ações Planejadas para 2018.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Kelcylene Ribeiro, "Estamos realizando a Abertura do Ano Letivo, que é uma das atividades da I Jornada Pedagógica, que nós estamos realizando, nós que fazemos a secretaria municipal de Educação, juntamente com todos os professores da rede municipal."

A secretária Kelcylene destaca qual o andamento dado por meio dessa I Jornada Pedagógica: "Nós fizemos primeiro um Prestação de Contas de todo o trabalho da secretaria de Educação no ano de 2017, apresentamos todas as ações desenvolvidas pela secretaria (...) então quando a gente para a elaborar esse relatório para ver todas as atividades é que a gente vê quão grande foi esse trabalho. (...) E já apresentamos o Planejamento Estratégico para 2018, com muitas modificações, com muitas novidades para o ano de 2018."

Ela segue explicando sobre os novos procedimentos da área este ano de 2018: "Como, por exemplo, a nova sistemática de avaliação, nós vamos trabalhar agora com avaliações bimestrais e não mensais como antigamente. Vamos trabalhar também com avaliação qualitativa e quantitativa, porque como diz a própria LDB o quantitativo jamais deve sobrepor o qualitativo. Também apresentamos alguns programas que a secretaria de Educação fez adesão e que já vão começar a funcionar a partir do mês de março, como por exemplo o programa Mais Alfabetização, que tem como objetivo trabalhar para alfabetizar todas as crianças de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental."

Kelcylene também explica como prosseguirá a programação: "A partir de amanhã [hoje, 31], estaremos continuando nossa I Jornada Pedagógica, com a parte de formação de professores e planejamento, que acontecerá nas duas escolas municipais: Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, para os alunos de 5º a 9º ano; e, na Escola Municipal Inês Passos Galvão, para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, 1º ao 4º ano."

E completa a agenda: "Na quinta e sexta-feira daremos continuidade a nossa Jornada, só que agora os professores irão para a própria escola em que estão lotados: lá juntamente com a equipe da gestão escolar vão fazer todo o planejamento escolar, porque nós sentimos essa necessidade: às vezes se faz o planejamento coletivo mas se esquece do planejamento próprio da escola; cada escola tem suas peculiaridades (...) Então, é necessário esse momento de planejamento dentro da própria escola, pelos profissionais que vão trabalhar nessa escola com esse alunado."

Segundo o diretor Isaac Rodrigues, da Escola Municipal da Barra dos Medeiros: "Este ano promete ser um ano inovador, com muitas técnicas, com muitos movimentos que levam a um aprendizado bem mais organizado."

Conforme a diretora Núbia Galvão, da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber: "É o momento onde nós podemos reunir os professores, toda a equipe da secretaria de Educação houve toda essa preocupação em reunir a equipe da Educação: professores, coordenadores, diretores, para que possamos nesse momento de confraternização fazermos uma análise, uma reflexão de tudo que foi trabalhado."

SEMCOM - PEDRO II