Home    |    Notícias    |    Festival de Inverno

Secretarias de Meio Ambiente realizam vistorias técnicas nas cachoeiras de Pedro II

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Piauí (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II (SEMAPE) visitaram os locais de acesso e visitação das Cachoeiras do Salto Liso e Urubu Rei, em Pedro II, para realizar a inspeção e análise técnica das condições dos locais, com relação a limpeza, acessibilidade, percurso das trilhas, segurança e noção de controle do fluxo de pessoas.

O gerente de Educação Ambiental da SEMAR, Rubens Luna, afirma que a visita tem como objetivo contribuir para a preservação da natureza de Pedro II. “Estamos aqui no sentido de contribuir com a preservação e conservação desses potenciais e desses patrimônios que Pedro II tem e que são muito visitados durante o evento Festival de Inverno. Infelizmente, a população ainda tem dúvidas quanto a postura que deve ser colocada em uma visitação dessas e o que orientamos em primeiro lugar é que haja respeito”, diz.

Rubens Luna ressalta que atitudes simples são as principais para a preservação do patrimônio ambiental. “As pessoas que visitam esses locais devem necessariamente saber que não podem dispersar seus resíduos que são produzidos em qualquer lugar. É simples, tudo que for com o visitante deve voltar com ele, seja uma garrafa, um plástico ou um papel de bombom. É fundamental que as pessoas tenham esse controle”, diz.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II, João Batista Martins Júnior, destaca que todas as visitas aos locais devem ser controladas e sob acompanhamento de guias. “A população pedrossegundense, que é a anfitriã dessa grande festa, deve dar o bom exemplo, ou seja, orientar os turistas que aqui estão da necessidade da preservação do Meio Ambiente, da importância das visitações controladas e orientadas porque são ambientes altamente sensíveis”, afirma.

João Batista Martins ainda fala das ações do Poder Executivo de Pedro II de garantir a preservação do meio ambiente local. “O prefeito Alvimar Martins já assinou decreto impedido a comercialização de bebidas nesses locais, a entrada com recipientes de vidro, assim como a proibição da utilização de serviços de sons mecânicos, como carros de som. Então, o Poder Público Municipal já está fazendo sua parte, nós precisamos direcionar isso à população”, finaliza.

SEMCOM Pedro II

Mais de Festival de Inverno