Home    |    Notícias    |    Saúde

HOSPITAL JOSEFINA

Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta oferece exame de cardiotocografia para gestantes

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passou a oferecer o exame de cardiotocografia para as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta (HMJGN). O exame é realizado em sala própria na unidade de saúde e permite avaliar a saúde e o bem-estar do bebê e da mãe durante a gravidez.

A secretária municipal da saúde, Tatiana Galvão, ressalta que a SMS vem trabalhando para implementar melhorias, atualizações e disponibilização de consultas, exames, testes e serviços voltados à gestão plena da saúde municipal. “A cardiotocografia é mais um exame que estamos disponibilizando para as gestantes, além de outros que já oferecemos, como o teste rápido de gravidez, o teste do pezinho, o ultrassom, entre outros. Também temos uma equipe qualificada e comprometida com o atendimento às gestantes, desde o pré-natal até o pós-parto”, explica.

A cardiotocografia é um exame não invasivo que registra simultaneamente a frequência cardíaca fetal, os movimentos fetais e as contrações uterinas, por meio de gráficos que mostram as variações desses sinais. A análise do exame é imediata e pode ser realizado várias vezes durante a gestação, sendo fundamental para determinar a conduta e o acompanhamento da gravidez.

O exame é indicado pelo(a) médico(a) de acordo com o quadro clínico e o período da gestação. É essencial que as gestantes façam o acompanhamento pré-natal regularmente e sigam as orientações do(a) profissional quanto à realização desse exame. Para saber mais sobre o exame, as gestantes podem procurar o setor de marcação de exames especializados da SMS, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) da sua área ou o Grupo de Gestantes do seu Posto Estratégia Saúde da Família (ESF).

Mais de Saúde