JANEIRO BRANCO

CAPS I de Pedro II promove ações de conscientização sobre saúde mental no Janeiro Branco

Com o objetivo de discutir, informar e mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, a Prefeitura de Pedro II, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), está realizando e movimentando a Campanha Janeiro Branco no município. As iniciativas da campanha vêm ocorrendo desde o dia 09 de janeiro, envolvendo palestras, rodas de conversa, oficinas, dinâmicas, orientações e distribuição de material informativo.

As ações são voltadas para diversos públicos, como os usuários do CAPS e seus familiares, os profissionais de saúde, os agentes comunitários de saúde e de endemias, os membros da pastoral, da secretaria paroquial, dos grupos, dos movimentos e da comunidade em geral. Além disso, abordam temas como a saúde mental, a emocional e a espiritual, os direitos e os serviços da rede de atenção psicossocial, as formas de prevenção e promoção da saúde mental, entre outros.

Uma das atividades ocorreu no dia 17 de janeiro, na Paróquia de São José Operário, no bairro Vila Operária de Pedro II, com a participação de cerca de 50 pessoas. Outra ação ocorreu ontem (23), na Câmara Municipal de Vereadores de Pedro II, com a presença de mais de 30 agentes comunitários de saúde e de endemias. As ações contaram com a fala da coordenadora do CAPS I, Brunna Galvão, do profissional de educação física Apolinário Cunha, da assistente social Isadora Medeiros e da psicóloga Denise Sousa.

A prefeita Betinha Brandão destaca que a importância da Campanha Janeiro Branco para a gestão municipal, que visa valorizar e apoiar a saúde mental da população pedrossegundense. “A saúde mental é um tema profundamente importante à sociedade nos dias de hoje, que precisa ser discutido, informado e mobilizado. Queremos que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar da sua mente, assim como cuidam da sua saúde física, e que saibam que podem contar com o apoio e o acolhimento da nossa rede de atenção psicossocial, que é formada por profissionais qualificados e comprometidos com o bem-estar das pessoas”, disse.

A Campanha Janeiro Branco segue até o final do mês, com uma programação diária de atividades realizadas pelo CAPS I de Pedro II.

Campanha Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco é uma iniciativa nacional que busca sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, prevenir o adoecimento emocional e promover o bem-estar psicológico. O tema da campanha em 2024 é “Saúde Mental, enquanto há tempo. O que fazer, agora?”. A proposta é estimular a reflexão sobre as questões que afetam a saúde mental das pessoas, como o estresse, a ansiedade, a depressão, a violência, o isolamento social, entre outras, e incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário.