SAÚDE COM AGENTE

Profissionais de saúde de Pedro II recebem certificados e kits de trabalho do curso Saúde com Agente

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a cerimônia de entrega dos certificados e dos kits de trabalho do curso Saúde com Agente, que capacitou 36 profissionais de saúde do município, entre agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de combate a endemias (ACE). O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores (CMV), na manhã desta terça-feira (30).

A ação contou com a presença da prefeita Betinha Brandão; da secretária municipal de Saúde, Tatiana Martins Benício; do diretor do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta (HMJGN), Fernando Leopoldo Medeiros; da diretora de Atenção Básica em Saúde (DABS), Joeide Barros; do diretor de média e alta complexidade em saúde, Manoel Messias; do supervisor de controle de endemias Rubens Galvão; da gerente de Atenção Básica da ESF Palmeira dos Soares, Mariana Sampaio Aguiar; além de outras representações da saúde.

A prefeita Betinha Brandão parabenizou os profissionais de saúde que concluíram o curso e ressaltou a importância da capacitação para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população. “Esses profissionais são essenciais para a saúde pública do nosso município, pois eles são o elo entre a comunidade e a rede de saúde. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e apoio. Parabéns a todos que concluíram o curso, que é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e as habilidades, e que vai refletir na melhoria da saúde comunitária”, enfatizou.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana Martins Benício, agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e destacou o sucesso do curso Saúde com Agente. “Estamos muito felizes com a conclusão desse curso, que foi uma oferta do Ministério da Saúde, e que o município de Pedro II fez a adesão. Foi um curso muito proveitoso, que abordou temas relevantes para a atuação dos agentes de saúde e de endemias, que são os profissionais que estão na ponta, na linha de frente, no contato direto com a população”, disse a secretária.

A diretora de Atenção Básica em Saúde, Joeide Barros, elogiou o empenho e a dedicação dos profissionais que participaram do curso. “Quero parabenizar a todos que concluíram o curso, que foi um desafio, exigiu esforço, estudo, compromisso e responsabilidade. Vocês estão de parabéns, pois conseguiram conciliar o trabalho, a família e o estudo, e agora estão colhendo os frutos desse investimento na sua formação”, conclui.

O supervisor de controle de endemias, Rubens Galvão, agradeceu a oportunidade de fazer o curso e destacou os benefícios para os profissionais e para a população. “Esse curso foi uma oportunidade única, que veio para melhorar a qualidade do serviço e levar uma melhor qualidade de saúde para a população. É de fundamental importância para todos os agentes, tanto agentes de saúde como agentes de endemias, que torna nosso trabalho mais humanizado e capacitado”, comentou.

O curso Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que visa promover a educação profissional e a integração entre a Atenção Básica em Saúde e a Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso tem duração de 12 meses e é composto por 14 módulos, que abordam temas como saúde coletiva, vigilância em saúde, promoção da saúde, prevenção de doenças, atenção domiciliar, entre outros.

Os profissionais que concluíram o curso receberam o certificado de técnico em agente comunitário de saúde ou técnico em agente de combate a endemias, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, receberam um kit de trabalho, composto por uma bolsa para trabalhos de campo, que contém materiais como caderneta, caneta, prancheta, fita métrica, termômetro, luvas, máscara, álcool em gel, entre outros.