AGRICULTURA

Pedro II abre chamada pública para compra de produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou o edital nº 01/2024 da chamada pública para compra de produtos da Agricultura Familiar, destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que beneficia os alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa visa valorizar e incentivar os pequenos produtores locais, que fornecerão diversos tipos de produtos, entre frutas, hortaliças, verduras, galinha caipira, entre outros produtos, para a merenda escolar.

Os agricultores interessados em participar da chamada pública deverão procurar o setor de licitações da Prefeitura de Pedro II, até o dia 26 de fevereiro, às 9h, para fazer sua inscrição, com a formalização do projeto de venda e a entrega dos documentos exigidos pelo edital. A seleção dos fornecedores será feita por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar.

Na última quinta-feira (01), a Secretaria Municipal de Agricultura realizou uma reunião com dezenas de agricultores familiares, para esclarecer as dúvidas sobre o edital e orientar os possíveis fornecedores dos alimentos para a merenda escolar. A reunião contou com a presença de representantes dos setores de Alimentação Escolar e de Licitações do município.

A secretária municipal de Agricultura, Cleidiane Mesquita, destacou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da agricultura familiar no município e com a qualidade da alimentação escolar. “A alimentação escolar precisa ser de qualidade, pois, para muitos alunos, esta é a principal refeição do dia e a Agricultura Familiar é a principal produtora de alimentos com melhor qualidade e teor nutritivo. Esse programa incentiva o agricultor familiar a aumentar a produção desses alimentos saudáveis, proporcionando mais uma opção de venda e renda extra garantida para as famílias produtoras. Para desenvolver mais ainda esse setor, a gestão da prefeita Betinha Brandão vem dando suporte aos pequenos produtores, como a aração das áreas a serem cultivadas, a realização e o apoio de feiras da agricultura familiar, bem como a inserção de produtos adquiridos dos nossos agricultores familiares na alimentação escolar do município”, disse.

O edital e seus anexos poderão ser adquiridos na Prefeitura Municipal de Pedro II, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.