Projeto Voz Afinada leva acompanhamento de saúde vocal a escolas de Pedro II

A voz é um dos principais instrumentos do cotidiano dos professores. Pensando nisso, o projeto "Voz Afinada" tem como objetivo possibilitar a permanência dos professores no trabalho sem esforços na atividade profissional, com conforto e sem riscos. O projeto foi idealizado e desenvolvido pelas fonoaudiólogas do Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Pedro II (NASF), Sarah Mourão Pinheiro e Thayana Sotero, em parceria com as secretarias de Saúde e de Educação do município.

O público alvo do projeto, inicialmente, são os professores de duas escolas da rede municipal, a Unidade Escolar José Teixeira Santos, no Centro, e o Anexo Monsenhor Lotário Webber, na Vila Operária. Para que os professores trabalhem sem riscos, será feita a verificação de uma possível alteração vocal destes profissionais da educação e também  analisar as principais queixas relatadas.

Os professores são submetidos a uma triagem vocal, por meio de um questionário de diagnóstico e observação, que, após a análise dos dados, permitirá às fonoaudiólogas dar os resultados e orientar os docentes através de palestra com dicas de higiene vocal e o encaminhamento de saúde aos casos que necessitem de um acompanhamento maior pelo NASF. Até o momento, houve avaliação de 16 professores nos dois colégios mencionados no projeto piloto.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Pedro II,  Jorge Fernando, a intenção é expandir o projeto. "Inicialmente, estamos com esse projeto piloto em duas escolas e está dando muito certo, agora a intenção é ampliar para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino", conclui o coordenador.