Conselho Municipal de Saúde de Pedro II passa por capacitação

O município de Pedro II sediou, nessa sexta-feira (18), uma oficina de capacitação para os membros dos Conselhos Municipais de Saúde. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Pedro II e contou com a participação dos membros dos Conselhos Municipais de Saúde de Pedro II, Milton Brandão, Lagoa de São Francisco, Domingos Mourão e Brasileira.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Teófilo, o objetivo da oficina é atualizar o papel do conselho na área da saúde por meio dos conselheiros, que representam a população no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós, do Conselho Estadual, acompanhamos o trabalho de todos os Conselhos Municipais capacitando os conselheiros para o exercício do controle social. A atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade”, afirma José Teófilo.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Karen Gonçalvez, comenta a importância da capacitação para os membros do Conselho Municipal de Saúde. “Essas oficinas são indispensáveis porque novas pessoas vão integrando os conselhos e é necessário passar por essa capacitação para maior segurança e eficiência do seu papel”, diz.