Página Inicial | Fale Conosco | Telefones
    Siga e curta nas redes Sociais
 (86) 99850-3761
 ouvidoria@pedroii.pi.gov.br
POSTADA EM: 07/09/2017 às 20h46    POSTADOR: Ascom
Desfiles de 7 de setembro ressaltam a história brasileira em Pedro II
As escolas percorreram o centro histórico, passando pelas principais vias da cidade

As comemorações pela passagem do Dia 7 de setembro no município de Pedro II foram marcadas por apresentações histórico-culturais que retrataram os aspectos da Independência do Brasil, incluindo o papel que o Piauí desempenhou na época. Nesta edição de 2017, a comissão organizadora preparou uma programação que contou com a participação de escolas municipais, estaduais e filantrópicas locais, além de outros colaboradores.

Com o tema “Brasil: Nossa história, nossa gente”, o desfile cívico realizado pela Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), teve início às 17h, com saída na Praça Padre Raimundo José Vieira (Praça do Cruzeiro). Percorrendo ruas importantes do centro histórico, passando pela Praça Deputado Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle), a marcha seguiu pela Avenida Coronel Cordeiro até ser encerrada na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz).

“É importante ressaltar o papel do ensino municipal em valorizar esse evento cívico e cultural de Pedro II, a participação e o envolvimento maciço de toda a população. Pedro II está de parabéns", diz o prefeito Alvimar Martins.

Entre os temas apresentados nos desfiles estão a chegada dos portugueses ao Brasil; Os Jesuítas no Brasil; a Inconfidência Mineira; a chegada da Família Real no Brasil; a proclamação da Independência; a Batalha do Jenipapo pela Independência no Piauí; a Emancipação Política de Pedro II; a Abolição dos Escravos; a Proclamação da República; a Era Vargas; a Fundação de Brasília; Ditadura Militar; os Caras Pintadas; Pedro II - a Primeira Maravilha do Piauí; a Primeira Olimpíada no Brasil, entre outros.

A secretária municipal de Educação, Kelcylene de Oliveira Ribeiro, agradeceu o empenho de todos que ajudaram a fazer o evento. “Agradeço a todos os diretores, coordenadores, professores e demais servidores da Educação, que junto com os estudantes de todas as escolas participantes se dedicaram a fazer um excelente desfile”, afirma.

Para o deputado Estadual Wilson Brandão (PSB), manter a memória de um povo viva também é tarefa da escola. “A base de tudo começa com a Educação, com o trabalho desses profissionais docentes junto a seus alunos. A SEMED e a Prefeitura de Pedro II estão de parabéns pelo evento memorável, que encheu as ruas e praças da cidade com o povo de toda a região”, declara.

A programação do dia foi finalizada com o um Show de Coreografias em homenagem ao povo brasileiro. A Escola Municipal Professor Manoel Cunha, da Serra dos Matões, homenageou os primeiros habitantes do Brasil com a coreografia musical “Todo dia era dia de Índio”. Os alunos do Programa Novo Mais Educação da Escola Municipal Santa Ângela trouxeram em coreografia “Oficina de Capoeira”, relacionando aos Negros que tanto contribuíram à formação do povo brasileiro.

Outra coreografia de destaque foi a “Cavalos do Cão”, encenada por alunos da Escola Municipal Cipriano Leite, do bairro Saborá. A apresentação contou a história dos Cangaceiros e sua marca histórica deixada no povo brasileiro. Já os alunos do Programa Novo Mais Educação da Escola Municipal Lagoa do Sucurujú homenagearam o povo nordestino com o musical coreografado “Festa no Interior”. Também esteve presente a “Aquarela do Brasil”, do compositor Ary Barroso, visando exaltar a história e a natureza brasileira.



COMENTÁRIOS
 
.:: Mais Notícias sobre Geral
12/09/2017 Saúde de Pedro II recebe investimentos em equipamentos e materiais médico-hospitalares
11/09/2017 Campanha de multivacinação começa nesta segunda (11) em Pedro II
11/09/2017 Jogos do fim de semana definem oitavas de final do Ruralzão de Pedro II


  • ENQUETE
  • AGENDA
Nenhuma enquete cadastrada.

nenhum registro encontrado!




  •  (86) 99850-3761  
  •  ouvidoria@pedroii.pi.gov.br   

© Copyright 2003/2017, Prefeitura Municipal de Pedro II - PI - Todos os direitos reservados.