Página Inicial | Fale Conosco | Telefones
    Siga e curta nas redes Sociais
 (86) 99850-3761
 ouvidoria@pedroii.pi.gov.br
POSTADA EM: 21/11/2017 às 23h54    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Projeto Continue Fazendo Bonito: Diga não às Drogas e ao Trabalho Infantil em Pedro II
Reunião interinstitucional demarcou início oficial dos trabalhos da campanha social

A Prefeitura Municipal de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, lançaram oficialmente na tarde desse 21 de novembro o Projeto Continue Fazendo Bonito: Diga Não às Drogas e ao Trabalho Infantil em Pedro II, promovido pela Coordenadoria de Combate e Prevenção às Drogas – CEDROGAS, pelo coordenador Cleiton Uchôa de Melo, e pelas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, pela coordenadora Eluanille da Conceição Gomes, ambos atuando no CREAS de Pedro II, sob a Coordenação de Maria Amélia Santos.

O interesse maior desse projeto é agir perante as áreas da infância e da adolescência de Pedro II, tanto no que se refere a identificar, atuar e erradicar a exploração pelo trabalho infantil, assim como uma ação enérgica e adequada de enfrentar e afastar os adolescentes e jovens das drogas, que são problemas que causam altos custos sociais, isto é, que prejudicam o desenvolvimento humano, devido às interferências negativas no desenvolvimento cidadão também. Assim o principal desafio do projeto é a luta pela valorização da vida como bem social a serviço da construção de uma sociedade mais justa, digna e fraterna.

O público estimado envolve toda a comunidade escolar e sociedade, de modo geral, no município de Pedro II, com o objetivo geral de desenvolver um programa de prevenção sistemático e contínuo, em todos os níveis e redes de ensino. Entre os objetivos mais específicos intentados encontram-se: mobilizar opinião pública e escolar, mediante campanhas de alerta e difusão de conhecimentos; sensibilizar professores, famílias e jovens ao tema, com participação nas ações de prevenção; promover divulgação organizada junto à direção das escolas; além disso, estimular as Unidades Escolares a incluir essa área nos respectivos Projetos Político Pedagógicos, inclusive nas datas do calendário escolar.

Também soma-se a isso: facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos; encorajar e envolver a participação dos pais; envolver órgãos locais, em especial os de aplicação da Lei, da Assistência Social e da Saúde, buscando a cooperação em rede; fortalecer vínculos com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Comunidades Terapêuticas, Grupos de Ajuda Mútua (Aas e Nas), visando tratamento; estimular a cultura de valorização da vida e da saúde, física e mental; elaboração de programas para resgate da autoestima.

Entre os colaboradores mencionados estão os alunos dos níveis de Ensino Fundamental e Médio, professores em geral, familiares dos alunos, psicólogos, assistentes sociais, membros da Polícia Militar e do Conselho Tutelar, além do apoio e orientação da Prefeitura Municipal e Secretarias de Pedro II; Defensoria Pública; Câmara Municipal de Pedro II; OAB – Regional; Conselho Tutelar; Delegacia de Polícia; Igrejas Católicas, Evangélicas e Centros de Umbandas, além de outros cultos; Associação Casa de Compadre; Sindicatos; Alcoólicos Anônimos do Brasil; Narcóticos Anônimos, dentre outros.

Como principais resultados esperados, o projeto aponta para o fomento e estímulo ao diálogo, dentro e fora das escolas e no seio familiar, expandindo a informação e discussão positiva para rua e as rodas de amigos. A tomada de decisões com responsabilidade e consciência, preservando a maior fonte de felicidade e realização: a saúde, que é em síntese a grande meta de todos os relacionados ao projeto.



COMENTÁRIOS
 
.:: Mais Notícias sobre Geral
14/12/2017 Prefeitura de Pedro II antecipa o pagamento de parcela do 13º salário
13/12/2017 HMJGN a um passo do selo Hospital Amigo da Criança
13/12/2017 R$ 2 milhões já estão assegurados para o Polo Cultural de Pedro II


  • ENQUETE
  • AGENDA

Que área dentro do Empreendedorismo você acredita que seria interessante haver uma programação de evento no município de Pedro II?

 Empreendedorismo Rural 50%

 Empreendedorismo Artesanal 25%

 Empreendedorismo Social 10%

 Empreendedorismo Tecnológico 10%

 Empreendedorismo Comercial 5%


nenhum registro encontrado!




  •  (86) 99850-3761  
  •  ouvidoria@pedroii.pi.gov.br   

© Copyright 2003/2017, Prefeitura Municipal de Pedro II - PI - Todos os direitos reservados.