Deputado Wilson Brandão e Professor Ernâni Getirana são empossados no IHGPI

Solenidade de posse aconteceu no Memorial Tertuliano Milton Brandão com muitos presentes

O Memorial Tertuliano Milton Brandão, a partir das 18:30h do último dia 23 de novembro (quinta-feira), foi palco de uma solenidade muito importante: a cerimônia de posse de dois pedrossegundenses como novos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí - IHGPI - o deputado estadual Wilson Nunes Brandão e o professor Ernâni Getirana.

Na ocasião, o deputado Wilson Brandão proferiu palestra sobre a história política do município de Pedro II, passando por aspectos históricos e geográficos desde o período colonial, imperial e modernidade. Ele também fez uma explanação apurada sobre a importância de ilustres pedrossegundenses na política local, estadual e nacional, ressaltando a contribuição deles para o desenvolvimento do país e do nosso Estado.

O professor doutor Antônio Fonseca dos Santos Neto, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí realizou a cerimônia oficial de empossamento dos novos membros do instituto, sendo acompanhado da plateia do auditório do Memorial em que se fizeram presentes personalidades de renome, como o deputado Homero Castelo Branco, o membro da Academia Piauiense de Letras - APL, Reginaldo Miranda da Silva, a professora Antônia Castro (dona Toinha Castro), Sandra Brandão, secretária de Cultura de Pedro II, Rejanete Campelo, secretária de Turismo de Pedro II, secretário de Comunicação de Pedro II, Eugênio Cavalcante, secretária de Agricultura de Pedro II, Cleidiane Mesquita, o diretor de Políticas Institucionais de Pedro II, Diego Martins, a primeira-dama do município, Eleonora Uchôa, a vice-prefeita, Betinha Brandão, o prefeito Alvimar Martins, além de outros membros da APL, da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes - APLA, do Coletivo p2, e muitos outros apreciadores da cultura local.

Ao final, o professor Fonseca Neto, após lembrar passagens importantes da História do Piauí que tiveram participação de pedrossegundenses, presenteou com duas coletâneas comemorativas do Centenário da Academia Piauiense de Letras, que será comemorado ainda este ano, a duas instituições culturais de Pedro II. O deputado Wilson Brandão e o professor Ernâni Getirana fizeram agradecimentos pela distinta inserção nos quadros do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí - IHGPI e à noite houve um Sarau na residência do deputado Wilson Brandão, para celebrar a arte e a cultura pedrossegundense.

Entrevistado sobre a posse no IHGPI, o deputado Wilson Brandão assim se expressou: "Me sinto muito feliz em poder estar recebendo aqui algumas figuras proeminentes do Estado do Piauí, como o professor Fonseca Neto, o doutor Reginaldo Miranda, deputado Homero Castelo Branco, doutor Antenor do Rêgo Filho, e também realizando uma solenidade prestigiada por aqueles amantes da Cultura de Pedro II. É um evento realizado pela APLA - Academia Pedrossegundense de Letras e Artes e pelo Instituto Histórico e Geográfico do Piauí - IHGPI e eu proferi uma palestra mostrando a riqueza da História do Piauí como também a riqueza da História de Pedro II. Então foi ao longo desses 300 anos de História do Piauí, de colonização inclusive, até chegar aos nossos dias.".

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, professor doutor Fonseca Neto, também ressaltou a relevância da presença da entidade no município de Pedro II: "O Instituto Histórico e Geográfico do Piauí tem por praxe admitir novos sócios ouvindo a palestra deles! Aí eles são eleitos e escolhidos. Eles recebem o seu diploma de sócio quando proferem uma palestra de ingresso no Instituto. O Piauí precisa fortalecer essas experiências, precisa se encontrar com o interior. É uma alegria muito grande, em ficando maior ainda o Instituto [IHGPI] esse maior ainda é trazendo Pedro II, seus filhos e o significado da sua existência.".

SEMCOM - PEDRO II