POSTADA EM: 28/11/2017 às 13h38    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Saúde Municipal explica sobre a campanha Novembro Azul
Os usuários masculinos devem buscar se orientar e prevenir através dos ESF

A campanha Novembro Azul, de abrangência nacional, intenciona sensibilizar, conscientizar e orientar a população de homens sobre a necessidade da prevenção em saúde, realização periódica de exames e dar orientações sobre diabetes, hipertensão, obesidade, câncer de próstata, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado a doenças crônicas e prevenção de violência e acidentes.

Os postos da Estratégia Saúde da Família, Centro de Saúde e mesmo clínicas e hospitais são locais indicados para que o homem consciente de seu cuidado com a Saúde Masculina procure receber as instruções e indicações mais corretas neste sentido, visando proporcionar uma vida saudável e mais completa.

No Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Pedro II (PI) – NASF, conversamos com o psicólogo Jorge Fernando que comentou informações de grande relevância sobre a Campanha do Novembro Azul, e principalmente sobre a prevenção do câncer de próstata nos homens: “Especialmente em relação ao Novembro Azul ele é um movimento relativamente novo, é um movimento internacional que surgiu fora do país e vem se expandindo pelo território brasileiro.”

Sobre o cuidado que o homem deve ter, que é a base da Campanha Novembro Azul, Jorge explica: “A gente tem orientações do Ministério da Saúde de trabalhar a prevenção, essa questão de o homem estar alerta, a gente sabe que o homem vive menos que as mulheres. Até que o movimento é focado no câncer de próstata, como o Outubro Rosa foca no câncer de mama, ele foca no câncer de próstata.”

Jorge pontua falando sobre a importância que a prevenção com a saúde masculina deve ter: “A gente vê muito preconceito, do homem estar tendo de se cuidar, e acaba adoecendo, está adquirindo a doença por não estar procurando o posto de saúde, não estar vendo os indícios que aparecem, serviços especializados, aquele checape anual que qualquer pessoa deve fazer, o homem não foge disso. O movimento surge disso: desse cuidado que o homem deve ter. O Ministério da Saúde deve abraçar mais esse movimento.”