Festival de Inverno

60 mil pessoas prestigiam os quatro dias do 17º Festival de Inverno de Pedro II

O FIP2 é um dos maiores eventos abertos do Brasil

O público esperou ansioso pelo retorno do Festival de Inverno de Pedro II (FIP2). Foram três anos de espera pelo retorno de um dos maiores e melhores festivais de música, artesanato, ecoturismo e gastronomia do Brasil, com programação 100% gratuita. Ao todo, 60 mil pessoas passaram pelos quatro dias de Festival, segundo estimativa da Polícia Militar do Piauí.

Após a pandemia da covid-19, a 17ª edição do FIP2 aconteceu entre os dias 8 a 11 de junho. Alice Caymmi, Anavitória, Vanessa da Mata, Top Gun, Lagum, Duda Beat, Teófilo, Gilsons, Frejat, Banda Retrô, Flávio Venturini e Chico César abrilhantaram o Palco Opala, principal espaço de eventos.

Foram quase 50 atrações musicais que se apresentaram em seis palcos com shows simultâneos. Dezenas de atrações estiveram durante todo o dia no Palco Jazz (Praça Deputado Milton Brandão - Recanto), Palco O Gritador (Praça Domingos Mourão - Matriz), Palco Mirante do Gritador (Serra dos Matões), Mercado do Artesão e Palco Carlos Cordeiro (Praça Domingos Mourão - Matriz).

Neste ano, o público de Pedro II e de diversas cidades do Brasil, especialmente do Piauí, vivenciou momentos únicos, registrados na memória e nas milhares de fotos, vídeos e stories feitos em cada canto das estruturas do FIP2. Com estrutura mais receptiva, moderna e ampliada, o público ficou encantado com esta edição.

Multissetorial, o Festival contou com espaços gastronômicos e de empreendedorismo, além de exposição fotográfica, feira da agricultura familiar, passeios rurais, trilhas, banhos de cachoeiras, espaço criança, intervenções artísticas e circenses, entre outras atrações que garantiram ao público experiências inesquecíveis.

O Festival gerou centenas de empregos diretos e indiretos ainda nos preparativos para o evento. A rede hoteleira teve ocupação de 100% e muitas pessoas optaram por estadias alternativas, as chamadas pousadas domiciliares, que contaram com o apoio da Prefeitura de Pedro II para cadastramento.  Cidades vizinhas, como Piripiri, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão, também receberam turistas.

A rede de lanchonetes, restaurantes, bares, clubes de serviços de alimentação, lazer e buffets foi ampliada e beneficiada com o evento.  Profissionais de transportes de táxis, carros de fretes e similares do município receberam orientações e foram identificados com adesivação indicativa de cadastro. Além disso, foram expandidas as ofertas de serviços e roteiros turísticos com novos atrativos catalogados pelos guias credenciados. Vários segmentos empreendedores do artesanato, comércio e turismo de bens e serviços receberam consultorias e capacitações para profissionalizar ainda mais a atuação em Pedro II.

Toda esta movimentação intensa em torno do FIP2 fez o comércio atingir picos já nas semanas que antecederam o evento, bem como durante os quatro dias de festa. Já na semana pós-Festival, a expectativa é de mais aumento nas vendas por conta dos trabalhos temporários gerados, cujos salários quitados devem ser injetados no comércio local.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, comemora o sucesso do 17º Festival de Inverno. “A retomada do nosso Festival Inverno não poderia ser mais especial. Com esse retorno histórico e com o sucesso que foi, de público e de crítica, colocamos o Festival  de Inverno de Pedro II em um lugar de destaque como um dos maiores festivais do interior do Brasil e vai continuar sendo, não apenas no cenário cultural, mas também por construir e promover uma cadeia produtiva onde todos ganham. Agradeço primeiro a Deus por esse momento, além dos parceiros da organização do evento. Mas, de forma especial, quero agradecer ao povo de Pedro II por saber receber tão bem os nossos visitantes e por fazer esse lindo festival”, enfatiza.

O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização do Sebrae, Prefeitura de Pedro II e Secretaria de Cultura (Secult) do Governo do Estado do Piauí. O evento conta com o patrocínio da Equatorial Energia, Caixa, Governo Federal e Banco do Nordeste, além do apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Vexnet Fibra, Gelo Polar e Café Santa Clara.