RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Escola João Benício se destaca em projeto de eficiência energética

Todas as escolas apresentaram boais ideias, segundo gerente do programa

Compartilhar

 

Foi realizado nesta quarta-feira (25) o evento de avaliação e julgamento dos projetos de eficiência energética desenvolvidos por alunos de escolas da rede pública do município de Pedro II. 

A ação é executada pela Gerência de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Piauí, através do programa Multiplicar Energia II, que consiste em capacitar professores que orientarão alunos, especialmente os do ensino fundamental de escolas públicas, para torná-los agentes multiplicadores de informações necessárias para o uso adequado e seguro da energia elétrica e para a preservação e proteção do meio ambiente.

A culminância do projeto resultou na avaliação e julgamento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas escolas e, consequentemente, na premiação dos destaques dessa etapa.

Com o tema, "Iluminar Ideias", a Escola Municipal João Benício da Silva foi a primeira colocada entre as 12 escolas do município inscritas no projeto. A ideia elaborada pela equipe chamou a atenção dos jurados pela desenvoltura dos alunos na explanação do projeto e pela consistência da ideia, que reaproveita um controle remoto com bateria para acionar pequenos dispositivos, como lâmpadas de LED. Na exposição do trabalho, eles utilizaram uma maquete escolar. 

A segunda colocada foi a escola Milton Brandão, que apresentou o projeto "Luz, fonte de vida". A terceira colocação ficou com a escola Expedito Pinheiro dos Santos, da localidade Goiabeira, onde os alunos apresentaram um projeto de geração de luz para consumo residencial com a utilização de garrafas pet implantadas no telhado das casas.

O gerente do programa no Piauí, Edilson Uchôa, explicou quais os critérios exigidos para a avaliação do corpo de jurados. Segundo ele, administração do tempo, organização; criatividade; clareza e domínio na exposição do tema; coerência com o tema proposto e envolvimento da escola no projeto, são essenciais para dar consistência à proposta.

- O projeto visa despertar as habilidades dos alunos para o uso consciente e racional da energia elétrica, seu uso seguro e a preservação do meio ambiente. Ficamos satisfeitos com a participação dos alunos e professores e o resultado obtido em Pedro II - disse.

A secretária municipal de Educação, professora Adriana Costa, prestigiou a cerimônia de entrega das premiações. Ela acompanhou todo o processo de elaboração dos projetos nas escolas e se disse admirada com a inteligência dos alunos e satisfeita com o envolvimento de professores e alunos na elaboração das propostas.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros e João Paulo Mourão

Secom

Mais de Geral