Home    |    Notícias    |    Educação

FORMATURA DO PROERD

Prefeitura e Polícia Militar formam 1.125 alunos em Pedro II no maior evento do PROERD em 2023

Coronel Sheywann Lopes destacou que o evento foi a maior solenidade de formatura do PROERD no Piauí em 2023

Na noite do último domingo (17), a Praça da Matriz de Pedro II recebeu a cerimônia de formatura de 1.125 crianças e adolescentes pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, sob o comando da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e Coordenadoria Estadual do PROERD, em cooperação mútua com a Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O evento foi marcado por momentos de descontração e a entrega de certificados para as crianças que concluíram as atividades do programa, que leva diversos conhecimentos, como identificar situações de risco, como solicitar ajuda e escolhas responsáveis.

A solenidade iniciou às 18h30, com a composição da mesa de honra, da participaram a prefeita Betinha Brandão; o Coronel Sheywann Scheleiden Lopes da Silva; a secretária municipal de Educação, Helany Max de Sousa Silva; o Tenente Coronel Cavalcante; a Coronel Elza Rodrigues Ferreira; o Coronel Avelar; a Major Marcia Jeane Ribeiro dos Santos; o Major PM David Marion Barros Araújo; a Comandante da 12ª Companhia da PM de Pedro II, Capitã PM Sharlene Uchôa Braga Sampaio; vereadora Esmaela Pereira Macêdo; vereador Antônio Rodrigues Filho (Compadre Filho); e o secretário municipal de Governo Francisco Eugênio Mendonça Cavalcante.

Na ocasião, foram diplomados os formandos das escolas municipais de Pedro II contempladas pelo programa PROERD em 2023, que foram:E. M. Monsenhor Lotário Weber; E. M. Felipe; E. M. Lagoa do Sucurujú; E. M. T. I. Domingos Alves Oliveira - EMTIDAO; E. M. Manoel Cunha (Serra dos Matões); E. M. Cipriano Leite; E. M. T. I. Santa  ngela - EMTISA; E. M. T. I. Anexo Santa Ângela; E. M. Inês Passos Galvão; E. M. Manoel Nogueira Lima; E. M. Anexo Manoel Nogueira Lima; e E. M. Gonçalo Medeiros Uchôa.

Ganhou destaque na solenidade a entrada dos instrutores do PROERD em Pedro II: o  3° Sargento Allan Johnson Arrais Sampaio; Cabo Diego Ramires Pereira de Oliveira; e Cabo Jarderson Layo Pessoa Silva. A solenidade prosseguiu com a entrada cerimonial oficial dos pavilhões, pela ordem, assim: entrada da Bandeira Nacional conduzida pelo soldado Sampaio; entrada da Bandeira do Estado do Piauí pelo soldado De Melo; e entrada da Bandeira de Pedro II conduzida pelo soldado Lauro. Ato contínuo, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí PM-PI, conduzido pelo Capitão QEOPM Elizeu Gomes Vieira, Comandante do Corpo Musical da PM-PI, seguido da execução do hino de Pedro II.

Após os agradecimentos aos professores das escolas relacionadas, com leitura do histórico do PROERD. Após dias de compartilhamento sobre noções de segurança pessoal, cidadania, prevenção às drogas e violência, os alunos do 5º ano foram incentivados pelos instrutores PROERD a escreverem redações sobre o que aprenderam ao longo do ano. Os três estudantes que se destacaram, foram: Débora dos Santos Paiva - Escola Municipal Manoel Nogueira Lima - 3° lugar; Maria Ariely dos Santos - Escola Municipal Lagoa do Sucurujú -  2° lugar; e Daísa da Silva Castro - Escola Municipal Cipriano Leite - 1° lugar.

Após a leitura das redações premiadas no município, houve um momento cultural, com a apresentação da música "Bênçãos que não têm fim", da cantora Isadora Pompeo, feita pela aluna Ana Vitória Costa Uchôa, acompanhada ao violão pelo Cabo PM Diego Ramires Pereira de Oliveira.

Durante a solenidade, o juramento PROERD foi proferido pelo aluno Enzo Dias da Silva, do 3º ano da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, com acompanhamento de todos os alunos do 1° ao 4°ano do curso PROERD 2023. O estudante Kauã Alves Martins, do 5° ano da Escola Municipal Manoel Nogueira Lima; e Rayssa Carvalho de Macêdo, do 7° ano da Escola Municipal de Tempo Integral Santa  Ângela-EMTISA também se posicionaram para o juramento do PROERD.

O Coronel Sheywann Lopes destacou a presença dos pais e familiares na solenidade e, em especial, as crianças que receberam o certificado de formatura. “Estão todos de parabéns. Essa é uma das melhores ações da Polícia Militar. A gente gosta é de prevenir e não tem ação melhor do que trabalhar com as crianças, especialmente para dizer não às drogas, que hoje é a mola mestra da criminalidade. Dizer não às drogas na infância é construir um cidadão de bem amanhã”, disse.

A prefeita Betinha Brandão destacou o empenho das crianças durante o ano de aprendizado nas atividades do PROERD. “Aqui nós plantamos a semente e, com certeza, serão grandes cidadãos que irão honrar o nome de suas famílias e de Pedro II no futuro. Pedro II se orgulha de vocês! Parabéns a todos! No próximo ano teremos uma colação de grau ainda maior”, disse a gestora.

Ao final, com todos os proerdianos presentes, formandos, instrutores e convidados, foi executada a Canção do PROERD com o Leão Darin, mascote do programa. Em seguida, aconteceu o anúncio da entrega simbólica dos certificados aos alunos formandos PROERD e diploma Amigo do PROERD e Amiga do PROERD às autoridades homenageadas.

Mais de Educação