Home    |    Notícias    |    Educação

JORNADA DO SABER

Projeto Jornada do Saber: Férias com Aprendizagem beneficia estudantes de Pedro II

Com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes do 4º ano em leitura e escrita, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou o “Projeto Jornada do Saber: Férias com Aprendizagem”, que oferece atividades pedagógicas, recursos didáticos e acompanhamento individualizado para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. O projeto, que conta com equipes multidisciplinares da Semed, iniciou no dia 16 de janeiro e está sendo realizado em algumas escolas do município, como: Escola Municipal Inês Passos Galvão, Escola Dep. Milton Brandão, Escola Gonçalo Medeiros, Escola Manoel Cunha e Escola da Lagoa do Sucuruju.

Os estudantes participam de oficinas pedagógicas com jogos e atividades lúdicas, aulas de reforço intensivas de Língua Portuguesa com professores especializados, recebem um planejamento personalizado com elaboração de planos de estudo individualizados priorizando as áreas deficitárias, assim como um acompanhamento individual com monitoramento contínuo do progresso de cada aluno, oferecendo suporte e orientação quando necessário.

O projeto também disponibiliza recursos didáticos diversificados, como jogos educativos, materiais audiovisuais e tecnológicos, para tornar o aprendizado mais atrativo e eficaz, e transporte escolar para garantir a participação dos discentes. Além disso, os docentes recebem uma formação com discussões sobre o atendimento amoroso, lúdico e eficaz.

A prefeita Betinha Brandão ressalta que o projeto faz parte de ações articuladas desenvolvidas pela atual gestão municipal que visam um ensino aprendizado de excelência em Pedro II. “Esse projeto, faz parte de ações integradas que primam colocar a educação em nosso município como um eixo para transformar a vida das pessoas. Já avançamos bastante no atendimento às nossas crianças nas séries iniciais e temos a certeza de que já fortalecemos muito a qualidade da educação em nosso município. Os pais podem ficar tranquilos durante as férias, os seus filhos estarão se desenvolvendo com os amigos nas escolas e acompanhados de profissionais extremamente qualificados”, destacou.

Para a coordenadora pedagógica da Semed, professora Auri Soares, o projeto é uma iniciativa que está dando certo. “Estou muito feliz com a aceitação das famílias e escolas, com a disponibilidade dos transportes, principalmente com o entusiasmo da equipe docente e dos discentes e o compromisso da prefeita Betinha Brandão com o projeto. Os estudantes estão participando de maneira ativa e certamente sairão dessa jornada com habilidades básicas de leitura e escrita, pois só assim poderão reverter essa situação", explica a professora Auri Soares.

Ao término do período de desenvolvimento do projeto, será realizada uma avaliação final para verificar o progresso alcançado pelos estudantes, com entrega de um relatório individual dos estudantes mostrando avanços e desafios. O projeto objetiva alcançar uma melhoria significativa nas habilidades de leitura e escrita dos estudantes participantes; maior motivação e confiança dos alunos em relação ao aprendizado; redução da defasagem escolar nos anos subsequentes; impacto positivo no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes.

Mais de Educação