POSTADA EM: 10/04/2017 às 08h23    POSTADOR: Ascom
Alunos de Pedro II participam da campanha de combate ao Aedes aegypti
A ação fez parte da Semana de Saúde na Escola contra o Aedes aegypti

A campanha de combate ao Aedes aegypti passou pelas escolas municipais de Pedro II nesta semana, envolvendo alunos, professores, familiares e as comunidades. Nessa sexta-feira (7), os alunos da Escola Municipal Cipriano Leite assistiram à palestra “Combater o mosquito Aedes aegypti, uma missão de todos”, ministrada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, Maria Herlândia.

Os alunos acompanharam as orientações, aprenderam sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e as formas de prevenção. Na oportunidade, os alunos também aprenderam sobre a importância da conscientização em família, para que todos façam a sua parte em casa.

A ação fez parte da Semana de Saúde na Escola contra o Aedes aegypti, que envolveu alunos, agentes de endemias e demais profissionais da saúde. Durante toda a semana foram realizadas palestras nas escolas e um mutirão educativo com visitas as residências dos bairros e do centro da cidade. A ação visa incentivar as famílias a identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus da Zika.

Nessa sexta-feira os bairros contemplados com o mutirão foram o Saborá e o Santa Fé.

A campanha também envolve as unidades de saúde, equipes da atenção básica e profissionais da educação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Herlândia, destacou que esta mobilização desenvolvida pela Prefeitura de Pedro II, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação é fundamental para a redução das doenças provocadas pelo mosquito. “A mobilização realizada pela prefeitura nas escolas e bairros e centro de Pedro II é fundamental para redução das doenças provocadas pelo Aedes. Sabemos que além de desconfortos, as doenças podem também provocar mortes. Por isso pensamos nesta ação conjunta, que envolve não só os profissionais da saúde, mas toda a sociedade pedrossegundense” destacou Herlândia.

Os resultados do Programa Saúde na Escola serão apresentados na terça-feira (11), na praça da Matriz.