RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Assistência Social

Projeto Social

Pedro II conquista Selo UNICEF por avanços nos direitos das crianças e adolescentes

Compartilhar

 

Pedro II acaba de conquistar o Selo UNICEF, um reconhecimento que destaca o município pelos avanços reais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O selo é conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e coloca Pedro II entre os municípios brasileiros que consolidaram políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, nos indicadores de saúde, educação e proteção contra violência.


A prefeita Betinha Brandão destaca que o sucesso do Selo UNICEF em Pedro II é fruto de uma parceria efetiva entre a gestão municipal, o UNICEF e a comunidade local, com apoio dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Essa estrutura permite que o município avance na promoção dos direitos e melhore a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, ressalta a gestora.


O selo simboliza o reconhecimento dos esforços realizados pela gestão municipal com a infância e a adolescência, garantindo que essas políticas sejam prioritárias na agenda do município. Com isso, Pedro II passa a integrar um grupo de cidades que utilizam a metodologia do UNICEF para monitorar indicadores sociais, desenvolver planos de ação e fortalecer programas de saúde, educação e proteção social para jovens. 

Como funciona o Selo UNICEF

O ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos e exige uma série de passos para garantir que os objetivos sejam cumpridos, como a participação em capacitações e suporte técnico do UNICEF e parceiros; o desenvolvimento de um plano de ação voltado à infância e adolescência; a mobilização da comunidade para que participe e tome decisões sobre os projetos; o monitoramento contínuo dos indicadores de impacto social; e a avaliação dos resultados para reconhecimento final.

Para o UNICEF, o município precisa manter uma gestão intersetorial, que integre áreas como saúde, educação e assistência social, com o objetivo de construir um trabalho coeso e alinhado à realidade e às necessidades locais.

Além disso, o Selo UNICEF contribui para o cumprimento de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global criada pelas Nações Unidas para promover o desenvolvimento humano até 2030. Essa agenda inclui metas como a redução da mortalidade infantil, acesso à educação de qualidade, igualdade de gênero, e promoção do bem-estar de jovens e crianças.

Mais de Assistência Social