A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque no encerramento do projeto Desenvolva TEA, realizado nesta sexta-feira (28) no auditório da APPM, em Teresina. O município foi reconhecido como a melhor experiência exitosa do Polo de Piripiri, apresentando um fluxograma inovador para aprimorar o atendimento de casos suspeitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Atenção Primária.
O projeto Desenvolva TEA tem como objetivo melhorar a linha de cuidado à criança autista no território dos Cocais, e a experiência de Pedro II foi amplamente elogiada pela equipe técnica responsável pela iniciativa.
A proposta apresentada pelo município visa garantir um diagnóstico precoce e um atendimento mais estruturado para crianças e famílias. O novo fluxo permitirá identificar mais rapidamente casos suspeitos de TEA na Atenção Primária; oferecer maior suporte ao diagnóstico e acompanhamento das consultas com neuropediatra; e promover melhorias na assistência e no suporte às famílias.
A apresentação da experiência de Pedro II foi conduzida pelo psicólogo Jorge Fernando, referência técnica do projeto no município. A construção do fluxograma contou com a participação do médico Íkaro Iago, das enfermeiras Sávia Oliveira e Gabriele Alves, dos agentes de saúde Wana Dark e Francisco Yllan, além da secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, que liderou a adesão ao projeto e a validação do fluxo.
A implantação do novo fluxo está prevista para abril, acompanhada de uma série de ações voltadas para a conscientização sobre o autismo, em alusão ao Mês da Criança Autista.
Sobre o projeto Desenvolva TEA
O Desenvolva TEA é uma iniciativa voltada para a estruturação da linha de cuidado ao autismo na Atenção Primária, promovendo capacitações, implementação de protocolos e integração entre os serviços de saúde. O projeto busca fortalecer a identificação precoce e o atendimento adequado às crianças dentro do espectro autista, contribuindo para um suporte mais eficaz às famílias e profissionais da área da saúde.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar