Home    |    Notícias    |    Assistência Social

JANEIRO BRANCO

Pedro II encerra campanha Janeiro Branco com atividades de saúde mental

Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na noite desta quarta-feira (31) o evento de encerramento da campanha Janeiro Branco, que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. O evento aconteceu na Praça Multieventos Alvimar Martins e contou com a participação de dezenas de pessoas, que puderam desfrutar de uma roda de diálogo e um aulão de dança.

O evento de encerramento da campanha foi organizado pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), que atende pessoas com transtorno mental severo e persistente, e/ou com transtorno mental decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas que demandem acompanhamento intensivo. O objetivo foi aproximar as pessoas do tema da saúde mental e deixar o público à vontade para extravasar e espairecer.

O evento contou com uma roda de diálogo aberta com os psicólogos Fábio Alves e Denise Sousa do CAPS, que esclareceram dúvidas, orientaram e compartilharam experiências sobre a saúde mental. Em seguida, houve um aulão de dança, comandado pela educadora física Camila Galvão e equipe.

A coordenadora do CAPS I, Brunna Galvão, agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância da campanha Janeiro Branco para a promoção da saúde mental. “Esse evento foi uma forma de encerrar com chave de ouro a campanha Janeiro Branco, que visa sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, que é tão importante quanto a saúde física. Nós, do CAPS, estamos sempre à disposição para acolher, orientar e tratar as pessoas que sofrem algum tipo de sofrimento mental, que muitas vezes é silencioso e invisível, mas que pode trazer graves consequências para a vida das pessoas e de seus familiares”, enfatizou.

O evento de encerramento da campanha Janeiro Branco foi o último de uma série de ações realizadas pelo CAPS no município, desde o início do mês, que visaram repassar orientações e experiências diferenciadas para inserir o público-alvo na temática da saúde mental e efetivar mudança positiva nas mentes e nas vidas das pessoas beneficiadas.

A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa nacional que inspira e engaja pessoas, organizações e autoridades a cuidar, proteger e gerenciar a saúde mental. A campanha tem como símbolo uma gota branca, que representa o ser humano como uma folha em branco, que pode ser escrita e reescrita, e que precisa de cuidados para manter sua integridade.

Mais de Assistência Social