História e arte

Palestras, Oficinas, Feira Literária, e shows marcam o segundo dia do SALIP2

Desenho, Fanzine, Hai-kai, Literatura de Cordel, Literatura por Mulheres, Pesquisa Histórica foram algumas das temáticas

O segundo dia de atividades do II SALIP2, nesse sábado (23), iniciou com o professor Cinéas Santos e a Palestra “A arte serve a vida”, que abordou a emoção estética, capaz de vivenciar, experienciar e fruir aquele bem cultural. Em seguida, o professor Luiz Romero trouxe a Palestra “Literatura Piauiense: a que será que se destina?”.

Ainda pela manhã aconteceram as seguintes oficinas na Escola Municipal José Teixeira Santos: oficina de Fanzine, com professora Gerciane Lima, oficina de Como fazer Cordel, com Mestre Joaquim Mendes (Joames) e oficina de Hai-kai, com professor Dílson Lages.

Na Praça Domingos Mourão Filho, coração do Centro Histórico, foram montadas mesas e carteiras para a criançada exercitar o desenho e a pintura, também foram montadas mesas e cadeiras para o desenho artístico em prancheta e organizados os estandes para exposição e comercialização da Feira Literária, com stands de livraria, da Academia Piauiense de Letras-APL, da Academia Pedro-segundense de Letras e Artes-APLA, revistaria e muito mais.

As atividades da tarde iniciaram com a Palestra do Mestre Joaquim Mendes - Joames, com o tema “A literatura de cordel”, retratando de uma forma a trazer pesquisa biográfica histórica com cronologia do cordel e do repente nordestino-piauiense, falando da fundação da Associação dos Violeiros e Casa do Cantador do Piauí, da organização dos Festivais Norte-Nordeste de Violeiros e Repentistas, afirmando, inclusive, que o Cordel conseguiu sincretizar e conviver com proveito junto aos veículos de comunicação, como rádio, televisão e Internet, se inserindo em novelas, peças teatrais, entre muitos outros, além de fazer uma declamação em poesia de repente e receber uma certificação ao participar do evento.

Em seguida houve a palestra da autora Sérgio Antonia Alves Oliveira: Literatura produzida por Mulheres: uma história de exclusão e resistência. Logo após, houve a Roda de Conversa sobre a História de Pedro II-PI, sob Mediação da Professora Lousinha Viana, também acadêmica da APLA, em que se falou bastante sobre as origens históricas de Pedro II, com pesquisadores Saulo Melo, João Barros e Raimundo Silva.

A programação da noite iniciou com um Sarau Literário, com declamações poéticas, além das peças coreográficas “O Rei Leão” e “Alice no País das Maravilhas”. Em seguida foi a vez da apresentação artística com Maria dos Prazer, personagem interpretada pelo artista Carlos Anchieta, com uma excelente dose de bom humor e criatividade, que agradou bastante aos presentes que lotaram o local.

Depois foi a vez de Jair Paulo acrescentar toda a melodia da MPB e do pop nacional à noite festiva do II SALIP2, trazendo em seu playlist ao vivo versões únicas de Jorge Ben, Tim Maia, Rita Lee, Olodum, Djavan, Caetano Veloso, Vanessa da Matta, Frejat, Gilsons, Belchior, Alceu Valença, Angela Rô Rô, Elis Regina, Chico Buarque, Cazuza, Jorge Mautner, dentre outros.

SECOM Pedro II