RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Inaugurada mais uma UBS na zona rural

Agora foi a UBS da localidade Tucuns dos Donatos que foi totalmente reformada e ampliada

Compartilhar

 

O que era apenas um posto de saúde, com uma estrutura física deficitária, transformou-se em uma unidade básica de saúde (UBS) com toda a estrutura necessária para funcionamento de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF).
 
As 593 famílias da região do povoado Tucuns dos Donatos, que já vinham recebendo os serviços de atenção básica, têm mais um motivo para comemorar: a UBS da localidade foi reformada e ampliada, se adequando a um modelo padrão das outras UBS já inauguradas, como as dos bairros Santa Fé e Cristo Rei, por exemplo, entregues à população pela atual gestão municipal.
 
Os recursos investidos, na ordem de R$ 99.300,00 (noventa e nove mil e trezentos reais), são oriundos do programa Requalificação UBS e do Fundo Municipal de Saúde.
 
Durante a inauguração, ocorrida no sábado (18), a secretária de Saúde Amanda Andrade afirmou que, além dos serviços que já vinham sendo oferecidos, a UBS contará também com o serviço de saúde bucal e com uma equipe completa de profissionais. "Na nossa gestão a saúde é prioridade", disse.
 
Durante a inauguração também foram entregues às equipes da ESF uma balança pediátrica e oito balanças individuais para pesagem de crianças aos quatro agentes comunitários de saúde que atuam naquela comunidade.

A UBS leva o nome da senhora Francisca Lima Uchôa, uma das primeiras moradoras da comunidade.  

Para Hermes Uchôa, filho da homenageada, além da alegria pela lembrança do nome da sua mãe, os serviços de saúde sendo ampliados atendem a uma reivindicação antiga dos moradores. "Para nós, a prioridade era a melhoria da saúde em nossa região. E agora, com essa ampliação dos serviços, incluindo o médico dentista e equipando a UBS como foi feito aqui, nós só temos é que comemorar", enfatizou.

A prefeita Neuma Café disse que em tempos de crise, como a que atravessa o país, as gestões municipais têm que priorizar os serviços essenciais. "De nada adianta construir obras de grande porte, se não zelarmos pela saúde da população, priorizando os serviços essenciais. Nossa gestão prima pela qualidade dos serviços básicos oferecidos à população, principalmente aos que mais necessitam. E a saúde é uma de nossas principais prioridades", destacou.

Caravanas de moradores de várias localidades da região dos Tucuns dos Donato participaram do evento de inauguração.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Ednardo Pinto

Secom

Mais de Geral