Home    |    Notícias    |    Educação

AGRICULTURA FAMILIAR

Pedro II investe na agricultura familiar para melhorar a alimentação escolar

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última quinta-feira (29) uma amostra e degustação de produtos da agricultura familiar que serão incorporados ao cardápio da merenda escolar das unidades de ensino da rede municipal. A iniciativa faz parte de uma chamada pública que contou com a adesão de 41 produtores rurais do município, que ofereceram uma variedade de alimentos saudáveis, nutritivos e regionais, como frutas, verduras, legumes, pães e bolos.

A secretária municipal da Educação, professora Hellany Max, ressaltou a importância do projeto para a qualidade da alimentação escolar e para o desenvolvimento local. "Estamos cumprindo a legislação, mas também a nossa obrigação de oferecer o melhor para as nossas crianças. Além disso, estamos incentivando os agricultores familiares a participar desse processo, gerando renda, emprego e movimentando a economia do nosso município", disse.

O nutricionista da Semed, Gean Carlos, destacou a diversidade e a qualidade dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares de Pedro II, sem o uso de agrotóxicos. "Garantimos uma alimentação saudável e adequada para os nossos alunos, respeitando as características culturais e regionais da nossa alimentação", afirmou Gean Carlos.

Um dos produtores que participou da chamada pública foi Luís Soares, presidente do Assentamento Novo Paraiso, que já fornece galinha caipira para a merenda escolar. Ele compartilhou a sua satisfação em fazer parte do projeto. "É uma oportunidade para nós, que vivemos da agricultura familiar, de vender os nossos produtos para a prefeitura e contribuir para a educação das nossas crianças", declarou.

O projeto da Semed também está alinhado com a ampliação do número de escolas de tempo integral no município, que passou de 2 para 9 neste ano letivo de 2024. Com isso, a demanda por alimentos da agricultura familiar aumentou, tendo em vista que as escolas oferecem, no mínimo, três refeições por dia para os estudantes.

A aquisição de alimentos da agricultura familiar pela Semed segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam destinados à compra de produtos da agricultura familiar. Essa medida visa não apenas melhorar a qualidade da alimentação escolar, mas também fortalecer a economia local e a agricultura familiar.

Mais de Educação