Home    |    Notícias    |    Festival de Inverno

Inscrições do Seguro Garantia-Safra em Pedro II seguem até 9 de dezembro

Agricultores inscritos no programa devem procurar o Emater, localizado na Secretaria Municipal de Agricultura

Os agricultores com direito ao Seguro Garantia-Safra em Pedro II têm até esta segunda-feira (9) para realizar a inscrição para receber o benefício. O pagamento da primeira parcela, referente ao período de 2018 / 2019, foi anunciado no último 21 de novembro pelo Governo do Estado, contemplando cerca de 70 mil piauienses.

Os inscritos no programa devem se dirigir ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), localizado na Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). As inscrições podem ser efetuadas no horário das 7h30 às 13h30. Os agricultores devem apresentar a declaração de aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) atualizada, assim como carteira de identidade (RG), Certificado de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

Segundo o Chefe do Escritório do Emater em Pedro II, Robertino Farias, além para torna-se beneficiário do programa, é necessário que o agricultor interessado preencha alguns requisitos. “Além da apresentação da documentação pessoal, é imprescindível o pagamento, por parte do agricultor, do boleto bancário de adesão ao Garantia-Safra, no valor de R$ 17,00, e a constatação de perda pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Piauí (SAF) de, no mínimo, 50% da produção de culturas cobertas pelo programa devido à seca ou excesso de chuvas. O boleto é emitido no próprio Emater”, destaca.

O Seguro Garantia-Safra

O Seguro Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitas à perda de safra por causa de estiagem ou enchente. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50% (metade da produção).

Ascom Pedro II

Mais de Festival de Inverno